A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou nesta quinta-feira que a temporada 2019-2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) será retomada e que a competição seguirá direto para os playoffs. A decisão foi tomada em reunião por videoconferência envolvendo a direção da LNB, clubes, jogadores e treinadores. Com isso, o Minas Tênis Clube, com 65,45% de aproveitamento (17 vitórias e nove derrotas), finalizou a fase de classificação na quarta posição, a melhor campanha do time mineiro desde que o técnico Flávio Davis saiu do time principal, e já garantiu vaga direta nas quartas de final.
O Minas foi 3º colocado do NBB 2009/2009 e também chegou em quarto na temporada 2009/2010, as duas primeiras edições e justamente o período que o time teve Flávio Davis no comando. Após isso, a melhor posição tinha sido um quinto lugar em 2014/2015.
Quanto à data da retomada e a futura tabela dos jogos, todos os envolvidos optaram por aguardar o desenrolar da pandemia e da situação do Brasil para avaliar as opções futuramente.
"Considerando diariamente as evoluções da pandemia da covid-19 no País para tomar qualquer decisão, a Liga Nacional de Basquete (LNB) ainda estuda todas as possibilidades para o retorno da competição. No entanto, ficou determinado, de forma unânime, que a partir de hoje, a temporada irá seguir partindo automaticamente para a fase de playoffs", informou a LNB, em comunicado.
Como a temporada regular do NBB ainda estava em andamento, a organização definiu a tabela de classificação final com base no aproveitamento de vitórias até o último jogo de cada time, no dia 15 deste mês.
Assim, pela ordem, o Flamengo ocupa o primeiro posto, com 87,5% de aproveitamento. É seguido por Sesi Franca (80%), São Paulo (76,9%) e Minas TC (65,45%), os quatro melhores times da competição até agora.
Em seguida, vêm Mogi das Cruzes (61,5%), Pinheiros (55,6%), Corinthians (50%), Botafogo (50%), Renata/Rio Claro (50%), Unifacisa (48,1%), Paulistano/Corpore (44%) e Sendi Bauru Basket (42,3%).
Segundo a LNB, os quatro primeiros colocados já estão garantidos nas quartas de final. E agora aguardam a definição dos seus futuros rivais, que sairão dos seguintes confrontos: Mogi x Bauru; Pinheiros x Paulistano; Corinthians x Unifacisa; e Botafogo x Rio Claro.
(com Agência Estado*)