O fato de jogar em casa deixa o Sada Cruzeiro mais perto da missão de ser campeão do Mundial de clubes de vôlei masculino pela quarta vez. Entre esta terça e o próximo sábado, o time celeste será anfitrião do maior torneio de equipes do planeta, que terá transmissão pelo youtube do Jornal O Tempo.
Será a sexta oportunidade que o Cruzeiro recebe da Federação Internacional de vôlei (FIVB), mostrando a credibilidade da diretoria junto à entidade que rege a modalidade ao redor do mundo, além do nível de organização apresentado nas edições anteriores.
O palco será o mesmo que deu o tri à Raposa: o ginásio Divino Braga, em Betim, com capacidade para 6.000 torcedores.
CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR INGRESSOS
O nível dos adversários não muda, colocando na frente dos azuis alguns dos elencos mais qualificados do mundo, que serão o maior teste da temporada. Na última edição do Mundial, o Cruzeiro, apesar de ter ficado com o vice, conseguiu no torneio uma melhora considerável no seu nível de jogo, tendo no Mundial um importante suporte para a sequência da temporada.
A estreia acontece nesta terça-feira, às 21h30, contra os iranianos do Sijan Foolad. “Cada jogo é uma final, uma vitória na estreia já nos coloca na semifinal. O jogo seguinte também vai ser uma decisão porque define nosso caminho na fase seguinte. Vou passar isso para os jogadores para que possamos encarar o Mundial da melhor forma possível”, coloca o técnico Filipe Ferraz.
O time da estreia já traz preocupações, mesmo com o favoritismo do lado azul. Com a primeira fase tendo apenas dois jogos e o segundo deles diante dos favoritos do Trentino, vencer neste jogo de abertura é fundamental para as pretensões cruzeirenses de passar de fase.
“Se ganharmos esse primeiro jogo já podemos classificar dependendo do resultado do outro jogo do grupo. O foco total nessa estreia é necessário”, pede o ponta Lucas Lóh, um dos poucos do elenco que vai fazer sua estreia em Mundiais, assim como seu companheiro de posição, o cubano López.
“Estou muito feliz e grato de ter a oportunidade de participar de um mundial de clubes. O voleibol ganha demais com competições desse nível ainda mais no nosso país e temos que parabenizar a Sada e a cidade de Betim por mais esta iniciativa. O mais interessante é ver o estilo de jogo diferente entre as equipes, que é ditado pelas ligas em que os clubes participam”, comenta Lucas.
López será uma das principais armas para o Cruzeiro chegar longe, tendo no Mundial um dos maiores desafios da sua carreira: o de superar bloqueios da liga mais forte do planeta.
“Com certeza vai ser uma experiência muito boa, tenho certeza que nosso time vai deixar muita luta nos jogos. Temos muitas chances de vencer e sair com mais um título”, pontua
Escola iraniana
Filipe Ferraz, nas últimas semanas, tentou dividir suas atenções entre a Superliga com o estudo dos adversários do Mundial. As informações do time iraniano já foram assimiladas, com os cuidados sendo passados para os atletas.
“Sabemos boa parte da relação de atletas que virá pro Mundial. Eles contam com um oposto que vem ‘quente’, um atacante muito bom. Os times do Irã costumam ter um poder de saque forte com o flutuante, sempre rasante e firme”, detalha o treinador.
CHAVES
Grupo A
- Cucine Lube Civitanova (ITA) - Campeão do Mundial de Clubes de 2019
- UPCN San Juan (ARG) - Vice-campeão Sul-Americano 2019/20
- Funvic Natal (BRA) - Campeão da Superliga 2020/21
Grupo B
- Sada Cruzeiro (BRA) - Campeão Sul-Americano 2019/20
- Trentino Itas (ITA) - Vice-campeão da Champions League 2020/21
- Sirjan Foolad (IRI) - Campeão Asiático 2020/21
Tabela de Jogos
Dia 1 – Terça-feira, 07/12
18h - Funvic Natal x UPCN San Juan
21h30 - Sirjan Foolad x Sada Cruzeiro
Dia 2 – Quarta-feira, 08/12
17h - Cucine Lube Civitanova x UPCN San Juan
20h30 - Sirjan Foolad x Trentino Itas
Dia 3 – Quinta-feira, 09/12
17h - Cucine Lube Civitanova x Funvic Natal
20h30 - Sada Cruzeiro x Trentino Itas
Dia 4 – Sexta-feira, 10/12 - Semifinais
17h – Semifinal 1
20h30 – Semifinal 2
Dia 5 – Sábado, 11/12 - Finais
17h – Disputa de 3 lugar
20h30 – Decisão