O Brasil venceu a Alemanha, por 3 sets a 1 (parciais de 29/27, 23/25, 27/25 e 25/21), nesta terça-feira (31), no jogo de estreia pela Liga das Nações 2022 (VNL), disputada na cidade de Shreveport-Bossier, nos Estados Unidos.

A renovada seleção brasileira treinada por Zé Roberto Guimarães contou com a experiência da levantadora do Minas, Macris, campeã da Superliga 2021/2022, e da central Carol, para liderarem o Brasil rumo à primeira vitória na competição.

Outro destaque da partida foi Kisy, a oposta do Minas, de apenas 22 anos, que fez nesta terça-feira (31) sua estreia pela seleção principal do Brasil. Na Liga das Nações 2022, das 20 atletas brasileiras convocadas por Zé Roberto,13 têm 25 anos ou menos.

Entre as veteranas, além de Macris, só Roberta e Ana Cristina estiveram presentes na campanha da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Próximo rival do Brasil na VNL

A seleção brasileira volta à quadra nesta quinta-feira (2), às 16h, contra a Polônia. No grupo do Brasil ainda estão República Dominicana e os Estados Unidos, atual tricampeão da VNL, que está em sua quarta edição.

A Liga das Nações de vôlei feminino terá três rodadas na primeira fase, com quatro jogos. A segunda fase da VNL será disputada em Brasília, e a terceira etapa, em Sofia, na Bulgária.

As oito seleções melhores classificadas ao fim das três etapas avançam à fase final. O mata-mata decisivo, em jogos únicos a partir das quartas de final, será realizado entre os dias 13 e 17 de julho, em Ancara, na Turquia.