Novo 3 a 0 convincente

Brasil vence Eslovênia e avança de forma antecipada no Mundial

Resultado garante time entre os seis melhores, que estarão divididos em duas chaves; equipe encara a Bélgica neste domingo

Por Daniel Ottoni
Publicado em 22 de setembro de 2018 | 17:08
 
 
 
normal

A situação do Brasil, no Mundial de vôlei masculino, neste sábado, era de faca e queijo na mão. No segundo jogo da segunda fase, bastava vencer a Eslovênia por qualquer placar para se garantir na penúltima fase do torneio, em Turim, a partir da próxima quarta-feira. O triunfo no dia anterior, sobre a Austrália, encaminhou bem a classificação dentro de um grupo que contribuiu para um caminho menos complicado na competição que acontece na Bulgária e Itália.

Apesar de não estar diante de equipes favoritas, o Brasil voltou a ser forçado a mostrar concentração e bom aproveitamento ofensivo para merecer a vitória. Assim como havia acontecido no jogo anterior, a equipe verde-amarela foi consistente e regular para não ser surpreendida em jogo de três sets (25/22, 25/21 e 25/16). O ponta Douglas Souza, que cresce em momento decisivo, foi o maior pontuador do jogo com 15 anotações. 

O resultado coloca o Brasil entre os seis melhores, que estarão divididos em dois grupos em breve. Antes disso, ainda em Bolonha, o time encara a Bélgica, às 15h30, para fechar a segunda etapa e ir com tudo para um momento de pedreiras bem superiores, diante de potências do vôlei internacional. 

Jogo firme contra adversário encardido

Logo no começo do jogo, o Brasil apresentou suas credenciais com saques forçados que deram muito trabalho para a recepção eslovena. Após um 6 a 6, um 12 a 8 foi aberto pelos sul-americanos, que se mantinham firmes nas ações. A virada de bola em dia contribuía para o jogo brasileiro fluir. A pequena diferença foi mantida até os últimos pontos, com os contra-ataques fazendo a diferença antes do 1 a 0 ser confirmado.

No segundo set, a Eslovênia veio com um novo levantador para tentar o panorama da primeira parcial. Seguindo eficiente no saque e ataque, o Brasil fez um 15 a 10, contando com três aces seguidos de Isac. O central também apareceu bem pelos ataques para dar sua parcela de contribuição. Na mesma moeda, Sket teve ótima passagem no saque para deixar tudo igual e voltar a equilibrar o duelo. Sem deixar o time brasileiro abrir demais, a Eslovênia deu trabalho e foi nos bloqueios nos momentos certos que o Brasil fez o 2 a 0 para ficar perto da vitória. 

Para matar o jogo, o Brasil foi agressivo no terceiro set, mesmo com a Eslovênia insistindo em exigir boa postura verde-amarela. Mantendo a regularidade, um 17 a 11 veio para deixar os três pontos a poucos minutos dali. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!