Mata-mata

Copa Brasil: Minas encara Funvic em busca de título inédito

Clube mineiro ainda não perdeu na Superliga e encara um Funvic fragilizado em busca de uma vaga na semifinal

Por Débora Elisa
Publicado em 19 de janeiro de 2022 | 05:00
 
 
 
normal

Imparável na atual temporada da Superliga, o Fiat Gerdau Minas dá início à disputa da Copa Brasil contra o Funvic Natal, no dia 19 de janeiro, às 19h, na Arena Minas. Buscando triunfo inédito na competição, o time de Belo Horizonte conta com excelente fase invicta e atletas experientes para passar por um Funvic em renovação e conquistar a vaga na semifinal.

Pela Copa Brasil, os oito primeiros colocados do primeiro turno da Superliga se enfrentam em esquema de mata-mata, começando nas quartas de final, em jogo único em todas as fases. A final também é decidida em apenas uma partida.

Mesmo sendo o clube que mais venceu a Superliga na história, com nove títulos, o Minas ainda não levou para casa o título da Copa Brasil, torneio que é disputado anualmente desde 2014. Já o Funvic Natal, que faz sua primeira temporada após se mudar para o Rio Grande do Norte, já levantou essa taça duas vezes: a primeira em 2015 e, o bicampeonato, em 2017, enquanto ainda disputava como Funvic Taubaté.

Atual campeão da Superliga - enquanto Taubaté - o time desbancou justamente o Minas na grande final, chegando ao segundo título da sua história. O clube potiguar que começa a disputa da Copa Brasil 2022, porém, é bastante diferente do que levou para casa o título nacional em 2021. Após a mudança para o nordeste do país, o clube, que tinha elenco estrelado, perdeu suas principais peças, como o levantador Bruninho, o central Lucão e o ponteiro Douglas Souza, todos campeões olímpicos, além de ter passado por mudanças recentes de treinador. 
Em mais uma ausência relevante, no último domingo (16), o clube anunciou que o treinador João Marcondes está hospitalizado devido a complicações da Covid-19.

Em boa fase, ainda sem perder na atual temporada da Superliga, o Minas conta com a experiência do levantador William, “O Mago”, e do oposto Leandro Vissotto, atual segundo maior pontuador do torneio nacional, com 198 pontos, para superar o adversário na primeira fase. O clube da Rua da Bahia ainda tem no elenco o líder das estatísticas de saque, Matheus “Pinta’, que já marcou 19 aces, e que também é o terceiro melhor bloqueador da competição até agora. Quem comanda o Fiat Gerdau Minas na competição é Nery Tambeiro, em sua oitava temporada em Belo Horizonte.

“Estamos nos preparando da melhor forma possível. Ainda não estamos no ideal, até mesmo em função do tempo de paralisação, mas vamos entrar em quadra buscando a vitória para podermos nos classificar à semifinal da Copa Brasil. Estamos focados para fazer um bom jogo e sair com o resultado positivo”, avaliou o técnico Nery.

Do lado do Funvic, o elenco segue em constante mudança, mesmo em meio de temporada. O técnico João Marcondes assumiu o comando da equipe no início de dezembro, logo na véspera da estreia da equipe no Mundial, em Betim, após a saída do argentino Javier Weber. No fim do mesmo mês, o levantador Murilo Radke trocou o clube potiguar pelo Bursa, da Turquia, deixando a vaga com o jovem João Mossa, de 21 anos. 

O duelo do dia 19, pelas quartas de final, terá transmissão do SporTV.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!