Daniel Ottoni
@dottoni
07/04/21
17h57

A uma vitória da decisão

Fiat Minas aprende com erro do rival, vence Itapê e sai na frente nas semifinais

Equipe de BH foi consistente para pressionar adversário paulista, que não conseguiu repetir atuação de destaque da fase anterior diante do Sada Cruzeiro

Minas teve no saque uma das suas armas para pressionar o adversário — Foto: William Lucas - Inovafoto - CBV
Daniel Ottoni | @dottoni
07/04/21 - 17h57

O Fiat Minas não permitiu que a história recente que aconteceu com o Sada Cruzeiro se repetisse no primeiro jogo das semifinais da Superliga masculina de vôlei. Impondo um forte ritmo e aproveitando os momentos favoráveis no duelo desta quarta-feira, os mineiros saíram na frente da série melhor de três com triunfo por 3 a 0 (25/21, 25/21 e 25/21).

Depois do Vôlei UM Itapetininga (SP) eliminar os celestes em dois jogos e ser a maior zebra da história da competição, o clube da Rua da Bahia sabia que o filme poderia se repetir se permitisse que os paulistas se sentissem à vontade. O ponta Honorato foi eleito o melhor jogador em quadra. 

Com volume de jogo, velocidade, uma linha de passe em dia e o ataque sem oscilar, o Minas mandou no jogo e confirmou o favoritismo, por mais que o elenco não seja a favor de tal status. O saque foi outro fundamento que foi destacado por Honorato. "O Nery nos falou que o saque poderia fazer a diferença, fizemos bem esse dever de casa, o time todo sacou bem. Mas o contra-ataque também funcionou, defendemos bolas e tudo isso contribuiu", comenta, em entrevista ao Sportv. 

O Itapê não teve o saque agressivo como deveria e sentiu falta da inspiração do oposto Renan Buiatti, maior pontuador do campeonato. 

Os dois times voltam a se enfrentar no sábado e nova vitória do Minas coloca o time na grande decisão diante do classificado de Vôlei Renata (SP) e EMS Taubaté Funvic (SP). Triunfo do Itapê força o terceiro jogo, na segunda-feira. O Minas não chega em uma final de Superliga desde a temporada 2008/2009, tendo seu último título em 2007.

Para pressionar o adversário, o time do técnico Nery Tambeiro esteve firme no saque, que mostrou importante variação para quebrar a recepção adversária. A dificuldade na armação de jogadas do Vôlei UM limitou a participação do oposto Renan Buiatti, grande referência da equipe. Foi pecando nos contra-ataques que o time do interior paulista deu chance para o Minas abrir vantagem e sair na frente. 

No segundo set, o Minas viu o oposto Escobar melhorar de rendimento. O cubano correspondeu bem nos contra-ataques e também deu sua dose de contribuição no saque para buscar o empate. O Itapê começou melhor e chegou a ter três pontos de vantagem mas caiu de rendimento na reta final da etapa. O Minas deu o 'bote' na hora certa para assumir a frente e chegar aos 2 a 0. 

A linha de passe do Minas seguiu bem postada no terceiro set, etapa que teve o Itapê conseguindo dar trabalho ao trocar pontos. Na metade da parcial, o time de BH abriu dois pontos para voltar a testar o poder de reação do adversário. A vantagem foi ampliada com um saque eficiente e o Itapê pouco pôde fazer no duelo em que precisou sempre correr atrás do prejuízo. 

Escalações:

Fiat Minas: William, Escobar, Pinta, Gustavão, Lazo, Honorato e Maique. Entraram: Bento, Gustavo Orlando. Técnico: Nery Tambeiro

Itapetininga: Carísio, Renan Buiatti, Thales, Johan, Adriano, Guiga e Rogerinho. Entraram: Marcarini, Guilherme, Winck. Técnico: Peu

Arbitragem: Rogério Espicalsky e Angela Grass

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000