Com folga

Sada com 'faca e queijo' na mão pra cravar liderança com uma rodada antecedência

Equipe celeste precisa somar três pontos para chegar para clássico nacional sem poder ter sua posição perdida

Por Daniel Ottoni
Publicado em 02 de março de 2021 | 07:08
 
 
 
normal

A terça-feira terá dois jogos pela Superliga masculina de vôlei com dois mineiros em quadra. A tendência é que Sada Cruzeiro e Fiat Minas terminem o returno na mesma posição em que se encontram atualmente. 

Às 19h, em jogo atrasado da 7ª rodada, o Cruzeiro recebe o Sesi (SP), com o Fiat Minas jogando em casa contra o Pacaembu Ribeirão Preto (SP), no mesmo horário, válido pela 1ª rodada do returno, com ambas as partidas tendo transmissão do Canal Vôlei Brasil.

Os adversários da dupla de BH ocupam a parte de baixo da tabela com o favoritismo, nestes duelos, sendo amplamente dos donos da casa. O Sesi está dois pontos acima da zona de rebaixamento e terá dura missão diante do favorito azul. Já Ribeirão ocupa a lanterna e, se não pontuar contra o Minas, fica perto da Superliga B. 

Se vencer por 3 a 0 ou 3 a 1, a Raposa soma três pontos e garante a liderança faltando uma rodada para o final do returno. O jogo seguinte, contra o vice-líder EMS Taubaté Funvic (SP), não terá o peso de decisão que muitos poderiam esperar, com o clássico nacional sendo um bom 'esquenta' para a fase de mata-mata. 

Quem seguirá tendo oportunidade é o jovem oposto Oppenkoski, que vai substituir Alan, titular da posição, pela terceira vez seguida na temporada. Alan desfalca por sentir dores no pé que fizeram a comissão técnica preservá-lo para o momento decisivo que se aproxima.

"O trabalho constante e o foco me ajudam a estar pronto. Sempre foi um sonho jogar no Sada Cruzeiro e agora estou tendo essa oportunidade, é uma experiência incrível. O Alan é uma referência, observo muitas coisas que ele fez e tudo isso agrega no meu jogo. Esta é uma temporada que vai ficar marcada, sou grato pelas oportunidades. É muito legal ter apoio de todos do grupo, que me dão confiança e servem de referência para minha evolução", comenta Oppenkoski, que foi emprestado nas últimas temporadas. A ideia era fazer o jovem ganhar experiência antes de retornar pra 'casa' para dar sua dose de contribuição. 

Em quarto lugar, o Fiat Minas dificilmente sai da atual posição. A equipe de BH está a seis pontos do 3º colocado Vôlei Renata (SP) e precisa ter 100% de aproveitamento nas duas rodadas finais e torcer para os paulistas não somarem pontos nos dois jogos restantes para subir na tabela. 

Neste duelo, o técnico Nery Tambeiro deve dar chance para o oposto Escobar, dono da posição, que ficou de fora de cinco jogos após testar positivo para a Covid-19. Mesmo já recuperado nas últimas rodadas, o cubano não foi usado pelo treinador. 

"O Escobar ainda não tem condições de jogo, ele está se preparando pra poder voltar minimizando os riscos de uma lesão muscular.  Estamos estudando a  possibilidade dele jogar um set contra Ribeirão para começar a ganhar ritmo de jogo. Ele tem treinado, mas ainda sem dar o máximo que pode. Logo estará em ritmo novamente", indica Nery. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!