Um estudo da empresa Robert Half, especializada em contratação especial, mostra que profissionais da área de tecnologia e marketing serão os mais bem pagos em 2024. Segundo o balanço, se os trabalhadores cumprirem com os principais pontos de busca do mercado, os pagamentos podem atingir a faixa dos 80 mil reais anual.

Segundo o Guia de Remuneração de 2024, os analistas de informação, engenheiros de dados e gerentes de TI podem receber cerca de 35 mil reais mensalmente, se estiverem em seu currículo as habilidades demandadas no mercado.

A outra profissão que a pesquisa destacou como as principais deste ano é a de analista de marketing. Se o profissional consegue desempenhar boas estratégias promocionais online, sabe analisar o comportamento do consumidor e tem a habilidade de criar novidades a partir de produtos e serviços, ele pode receber 78 mil reais anualmente.

Case de sucesso

Um caso de destaque a Agência Uaauge, em Belo Horizonte. Camila Nogueira é diretora da empresa especializada em marketing para o segmento de Telecom. Ela conta que hoje a sua empresa atende mais de 100 clientes em todo o país.

“O profissional de marketing desempenha um grande papel na sociedade. Pois, nós quem levamos o conteúdo sobre o que o consumidor vai comer, vestir, entre outros. É por meio do nosso trabalho que ele tem informações sobre o perfil de vestuário que ele compra. Com base nas nossas campanhas que os consumidores vão conhecer produtos de de higiene pessoal beleza que ele vai tomar no seu dia a dia, por exemplo. Então, trabalhamos como uma ponte entre as empresas e os consumidores. E em um mundo tão globalizado, com inúmeras ofertas de produtos, a função do analista de marketing é de extrema importância”, explica Camila.

A pesquisa da empresa Robert Half também aponta que não basta só cumprir as exigências do currículo para ter os melhores cargos do mercado. O levantamento ainda aponta que é preciso que os profissionais tenham as “Soft skills”, as habilidades comportamentais que qualificam ainda mais as competências de um profissional, independentemente de sua formação. 

Entre as exigências estão, adaptabilidade; comunicação; flexibilidade; bom relacionamento interpessoal; capacidade de trabalho intergeracional, sendo essa última uma habilidade crucial para os analistas de marketing, pois envolve a habilidade de colaborar e interagir efetivamente com colegas de diferentes faixas etárias e experiências.