VALORANT, jogo de tiro em primeira pessoa da Riot Games, já pode ser jogado no PlayStation 5 e no Xbox Series. Sucesso no PC, o game gratuito pode ser acessado através de uma versão beta a partir desta sexta-feira (26)

Vale destacar que a versão para consoles tem algumas diferenças em relação ao jogo no PC. Duas delas são  o hip-fire, modo de rito primário do VALORANT, e o aim-down-sights (ADS), modo segundário de suporte. Nos consoles, existe o modo Foco, que tem funcionalidade semelhante ao hip-fire, mas com sensibilidade reduzida. 

Segundo o Xbox Wire, blog oficial do console da Microsoft, a nova versão permite que os jogadores “atirem sem mirar sempre que precisarem de velocidade para mover tanto a câmera quanto a mira (pense em: espiar em volta das esquinas e desviar)”. O modo Foco entra em cena quando é preciso realizar um tiro na cabeça do inimigo, de forma precisa e mais calibrada. 
 
Ainda, conforme o texto do Xbox Wire, algumas habilidades dos Agentes foram adaptadas para novos comandos no controle. Vários ajustes também foram feitos para que a versão de consoles capturasse o ritmo dinâmico e a sensação mecanicamente expressiva do original.

“Embora haja cross-play entre as versões de consoles, o cross-play não vai estar disponível entre partidas das versões de PC e consoles; isso se deve principalmente a um foco em manter a integridade competitiva do título, dado às mudanças de controle necessárias para trazer o jogo para o console”, avisa a Microsoft

Apesar disso, haverá progressão compartilhada entre PCs e consoles, o que permite que o inventário do computador seja transferido para o outro dispositivo. Isso significa que oinventário será transferido, portanto, se o jogador desbloquear visuais no PC ou no console, elas funcionarão nos dois. O Passe de Batalha, da mesma forma, manterá o progresso em ambas as versões.

O beta aberto chega antes do lançamento completo do console, que no Xbox incluirá bônus para assinantes do serviço Game Pass. Tanto no beta aberto como no lançamento oficial, os membros do Game Pass podem desbloquear todos os agentes automaticamente.