Você até pode ter achado que os jogos dessa lista eram uma péssima ideia quando foram anunciados, mas não dá para negar que, no final das contas, eles se tornaram grandes sucessos. Suas mecânicas misturam as seguintes jogabilidades: futebol e carro, sandbox de sobrevivência com gráfico geométrico, battle royale com modo construção, 2D de sobrevivência e mundo aberto futurista inspirado em GTA.

O TEMPO Games elencou os 5 jogos que pareciam uma péssima ideia, mas se tornaram grandes sucessos. Confira:

Fortnite

Ser um battle royale multijogador online em terceira pessoa pessoa com modo de construção até pode ter parecido uma coisa que não ia dar certo. Mas, no caso de Fortnite, foi o contrário: para se ter uma ideia, o jogo teve cerca de 230 milhões de usuários ativos em 2024. Além disso, obteve o incrível numero de 44,7 milhões de jogadores em um dia, no ano de 2023. Ou seja: um sucesso absoluto no mundo dos games.

Sua nota na Metacritic, plataforma que reúne críticas e avaliações de filmes, é de 78/100.

Veja também: Fortnite foi um dos assuntos mais comentados na ídústria dos jogos eletrônicos em 2024

Cyberpunk 2077

Promovido por ninguém mais ninguém menos que Keanu Reeves e lançado em 2020, o jogo que se inspira em GTA, mas com elementos futuristas pecou em sua estreia devido ao excesso de erros e bugs em sua mecânica, além de travamentos inesperados que faziam com que ele parasse de funcionar de forma inesperada. Após feedback da comunidade gamer, a CD Projekt Red realizou melhorias de otimizações de software e gerenciamento de memória, que deixaram Cyberpunk 2077 totalmente aperfeiçoado para a Xbox Series X|S.

Sua nota na Metacritic, plataforma que reúne críticas e avaliações de filmes, é de 86/100.

Among Us

Lançado em 2018, o jogo 2D de sobrevivência em grupo multijogador online não teve um desempenho muito bom em seus dois primeiros anos de mercado, caindo no ostracismo. Mas foi em 2020, durante o confinamento social provocado pela pandemia de covid-19, que Among Us conquistou o público e logo foi aclamado pelos gamers, que finalmente entenderam a dinâmica dos Tripulantes e o Impostor.

Sua nota na Metacritic, plataforma que reúne críticas e avaliações de filmes, é de 85/100.

Rocket League

Futebol e carro: dois segmentos que tem uma legião de fãs cada uma. Mas como ficaria essa fórmula em um jogo eletrônico? Essa foi a dúvida de muitos sobre Rocket League, que completa 10 anos em 2025. Sua jogabilidade inovadora, físicas realistas para a combinação que ninguém esperava logo cativou o público, chegando a marca de aproximadamente 145 milhões de jogadores.

Sua nota na Metacritic, plataforma que reúne críticas e avaliações de filmes, é de 85/100.

Veja também: Quais foram jogos eletrônicos mais jogados na história? Confira a lista com o top 10

Minecraft

Criado por Markus Persson com o objetivo de ser 'fora dos padrões' de jogos comuns e populares. De acordo com ele, seria mais atrativo "criar mundos interativos de trabalho do que cenários bonitos". A ideia era ousada, mas se provou eficiente. Tanto, que se tornou um dos jogos mais jogados na história dos videogames, sendo um fenômeno cultural inspirando livros e até filme. Minecraft tem mais de 140 milhões de jogadores ativos.

Sua nota na Metacritic, plataforma que reúne críticas e avaliações de filmes, é de 93/100.

Veja também: Quais foram jogos eletrônicos mais jogados na história? Confira a lista com o top 10