Uma das grandes marcas dos jogos eletrônicos, o Xbox passou a divulgar os principais concorrentes em seus lançamentos. O console já exibe a logomarca da PlayStation e, futuramente da Nintendo, nos jogos do videogame que serão compartilhados em outras plataformas. A novidade passou a valer com The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, da Bethesda (empresa que pertence à Microsoft), que foi lançado no Game Pass e no PS5 ao mesmo tempo.
Veja também: "Não é para todos", diz Phil Spencer sobre o serviço de assinatura Game Pass
'Chefão do Xbox' explica a decisão
Em entevista ao site Xbox Era, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming e chefe da divisão Xbox, explicou a decisão de exibir marcas de empresas consideradas rivais nos produtos da empresa. "Acho que é só ser honesto e transparente sobre onde os jogos serão exibidos [...] eu só quero ser transparente com as pessoas – para o lançamento no Nintendo Switch, vamos colocar isso. Para o lançamento no PlayStation, no Steam... As pessoas devem saber as vitrines onde podem obter nossos jogos, mas eu quero que as pessoas possam experimentar nossa comunidade Xbox em nossos jogos e tudo o que temos a oferecer, em todas as telas que pudermos", disse Spencer.
Xbox, Nintendo, PlayStation e mais: o guia completo dos videogames disponíveis no Brasil
Decisão nada comum...
Ele reconhece que a decisão é diferente em relação ao mundo dos games, já que a Nintendo e a PlayStation possui uma biblioteca de jogos exclusivos não compartilhados com o Xbox. Apesar disso, Phil Spencer acredita nos jogos: "credito que os jogos devem ser a coisa mais importante. Talvez seja por causa de como eu cresci nesta indústria. Eu vim da criação de jogos. Mas acho que os jogos são as coisas que vejo crescendo em força no que estamos fazendo, e é porque mais pessoas podem jogar. Então, sim, estou apenas tentando ser aberto e transparente com as pessoas".
Nintendo, Xbox e PlayStation: veja quais são os jogos exclusivos de cada videogame