Os brasileiros representam uma parcela de peso na indústria gamer, tendo se destacado no top-3 do ranking de download de games para dispositivos móveis no ano de 2024. Com tanta importância, vale lembrar das oportunidades em que o Brasil foi homenageado nos jogos eletrônicos. Confira os principais personagens 'brazucas' que apareceram nas telas de videogames.

Blanka - Street Fighter 2 (1991)

Com um visual bastante caricato, Blanka apareceu pela primeira nos consoles no jogo Street Fighter 2, de 1991. O personagem é um homem que foi criado na selva brasileira após um acidente de avião quando era criança. Ele foi encontrado por uma tribo indígena que o criou como um deles. Blanka cresceu na selva, desenvolvendo habilidades de sobrevivência e luta. O lutador é conhecido por suas habilidades elétricas, que ele pode usar para atacar seus oponentes. Ele pode gerar eletricidade em seu corpo e usar ataques como o "Electric Thunder" e o "Rolling Attack"

Eddy Gordo - Tekken 3 (1997)

Mais um personagem destinado a um jogo de Luta, Eddy Gordo estreou nos jogos eletrônicos em Tekken 3, de 1997. Ele é um lutador brasileiro de capoeira que busca vingança contra a organização Mishima Zaibatsu, após o pai sofrer um atentado durante uma investigação sobre um cartel de drogas. Gordo é um lutador ágil e rápido, com habilidades de capoeira que lhe permitem realizar movimentos acrobáticos e ataques velozes. Ele é também um especialista em usar seus pés para atacar, o que é uma característica do esporte.

Lúcio Correia dos Santos - Overwatch (2016)

Saindo do gênero de luta e indo para o tiro em primeira pessoa, Overwatch, de 2016, introduziu o carioca Lúcio Correia dos Santos. Ele cresceu nas favelas do Rio antes se tornar um DJ famoso. Mas, quando a Corporação Vishkar reconstruiu a cidade e destruiu a comunidade, Lúcio recuperou da empresa a tecnologia sônica do pai e a usou para proteger o povo. Agora, como uma celebridade internacional, ele inspira a mudança social através de suas músicas e ações.

Carlos Oliveira - Resident Evil 3: Nemesis (1999)

Partindo para uma franquia de survival horror, Carlos Oliveira apareceu em Resident Evil 3: Nemesis, de 1999 (posteriormente no remake de 2020). Ele é um membro da equipe de resgate da Umbrella Corporation, enviada para Raccoon City para evacuar os sobreviventes do surto do vírus T. Apesar de nunca revelada sua verdadeira nacionalidade, Carlos é um homem de origem latina e membro ativo de operações de uma guerrilha comunista na América do Sul. Com um nome típico do Brasil, é um personagem habilidoso em combate, com habilidades de tiro e luta corpo a corpo. Ele também é um especialista em primeiros socorros e pode curar ferimentos.

Allejo - International Superstar Soccer

Agora no mundo do futebol, um dos brasileiros mais icônicos no mundo dos videogames surgiu no jogo International Superstar Soccer: Allejo. O craque, que fazia de tudo em campo e ajudava o player a vencer a partida, era inspirado em Bebeto, um dos craques da seleção brasileira no tetracampeonato da Copa do Mundo de 1994.