A Nintendo atualizou seus termos de uso e política de privacidade com advertências severas contra a pirataria e modificações não autorizadas no Nintendo Switch 2. A atualização ocorreu nesta sexta-feira (9/5), a menos de um mês do lançamento do novo console.

Segundo consta nos documentos, a empresa japonesa se reserva o direito de tornar o dispositivo "permanentemente inutilizável" para usuários que violarem algumas restrições estabelecidas. Veja abaixo quais são.

Nintendo Switch 2

O Switch 2 chegará ao mercado em 5 de junho de 2025, em menos de um mês, acompanhado do jogo Mario Kart World. Este será o primeiro console lançado pela Nintendo desde 2017. A empresa já fez uma atualização no Switch atual para compatibilizá-lo com recursos do novo modelo.

As mudanças nos documentos de usuário visam desencorajar tentativas de pirataria no novo hardware. A medida responde aos problemas enfrentados com o Switch original, que desenvolveu uma comunidade de hackers capaz de piratear jogos em versões modificadas do console.

A versão anterior dos termos de uso da Nintendo Account Services era menos específica quanto às consequências para violações. O texto dizia:

"Você não tem permissão para arrendar, alugar, sublicenciar, publicar, copiar, modificar, adaptar, traduzir, fazer engenharia reversa, descompilar ou desmontar todo ou qualquer parte dos Serviços da Conta Nintendo sem o consentimento por escrito da Nintendo, ou a menos que expressamente permitido pela lei aplicável."

A nova versão das regras detalha com mais rigor as proibições. O documento atualizado afirma:

"Sem limitação, você concorda que não pode: (a) publicar, copiar, modificar, fazer engenharia reversa, arrendar, alugar, descompilar, desmontar, distribuir, oferecer para venda ou criar trabalhos derivados de qualquer parte dos Serviços da Conta Nintendo";

"(b) ignorar, modificar, descriptografar, anular, adulterar ou de outra forma contornar quaisquer funções ou proteções dos Serviços da Conta Nintendo, inclusive por meio do uso de qualquer hardware ou software que faria com que os Serviços da Conta Nintendo operassem de forma diferente da sua documentação e do uso pretendido";

e, por último, os itens:

"(c) obter, instalar ou usar quaisquer cópias não autorizadas dos Serviços da Conta Nintendo; ou (d) explorar os Serviços da Conta Nintendo de qualquer maneira que não seja para usá-los de acordo com a documentação aplicável e o uso pretendido, em cada caso, sem o consentimento por escrito ou autorização expressa da Nintendo, ou a menos que expressamente permitido pela lei aplicável".

Consequências graves para quem não cumprir

A parte mais severa do documento refere-se às consequências para quem violar essas restrições:

"Você reconhece que, se não cumprir as restrições acima, a Nintendo poderá tornar os Serviços de Conta Nintendo e/ou o dispositivo Nintendo permanentemente inutilizáveis, no todo ou em parte."

Esta advertência mostra que a Nintendo está preparada para transformar o Switch 2 em um objeto sem utilidade caso detecte violações em seus termos. A empresa tem histórico de proteção rigorosa de sua propriedade intelectual contra a pirataria.