A repercussão das demissões na divisão do videogame da Microsoft ganhou mais um capítulo: após o produtor do Xbox Game Studios sugerir para as pessoas demitidas usassem IA para ajudá-las, foi a vez do chefe de Desenvolvimento Principal do Xbox Graphics, Mike Matsel, 'pisar na bola'. Na rede social LinkedIn, ele publicou que a equipe está contratando pessoas com experiência em sistemas de engenharia; entretanto, para a divulgação da vaga, ele usou uma imagem gerada por inteligência artificial.
A imagem consiste em uma mulher simulando trabalhar no computador de mesa, com a legenda em texto dizendo: "Xbox Graphics está contratando". O problema é que a foto tem um erro significativo, já que a tela está ao lado oposto do rosto da pessoa. Nos comentários, várias pessoas questionaram Mike Matsel se era realmente 'legal' publicar o conteúdo.
Reação negativa nas redes sociais
Nas redes sociais, a comunidade gamer reagiu negativamente sobre a publicação do chefe de Desenvolvimento Principal do Xbox Graphics, Mike Matsel, usando imagem gerada por inteligência artificial.
After having laid off countless people, #Xbox posts a "we are hiring" message via their Principal Development Lead, using a piss-poor AI generated image.
— NIB (@nib95_) July 14, 2025
Notice the screen is on the BACK of the monitor, and the table disappears.
Embarrassing and cheap. pic.twitter.com/PKUGDcRWjP
haha, the display is on the BACK of the monitor.
— A. Marmot 🌱Underground🌱 (@_Anunnery) July 13, 2025
From the company that just laid off tons of workers, some quality AI garbage. @Xbox pic.twitter.com/HU9kQlyhty
Laying Off Staff, Recruiting with AI!
— Play4Index (@Play4Index) July 14, 2025
Mike Matsel, the Chief Development Officer of Xbox’s Graphics Division, sparked controversy by posting a job ad on LinkedIn.
He used a low-quality AI-generated image in which the text appears oddly behind a monitor!
This comes just weeks… pic.twitter.com/StPX38iYBn
Pero...
— Michael Quesada (@michaelpcmaster) July 14, 2025
El Director de desarrollo gráfico de Xbox, Mike Matsek, público en LinkedIn oportunidades de trabajo, pero puso una imagen muy mal hecha, claramente realizada con IA, como gancho 😅😅
El post no cayó muy bien entre la gente pues Microsoft despidió este mismo mes a casi… pic.twitter.com/LRYAllhUvq
Demissões na Microsoft
Em meio aos 9 mil funcionários demitidos, estúdio fechado e jogos cancelados na quarta-feira (2 de junho), a Microsoft também cortou parte da equipe de pesquisa de usuários do Xbox, sendo quase metade dos colaboradores do setor. A categoria que sofreu o impacto negativo nos cortes da empresa era responsável em garantir a qualidade dos games, do ecossistema gaming da companhia e também das ferramentas para desenvolvedores.