Na quarta-feira (2 de julho), a Microsoft decidiu por demitir 4% de seus funcionários em todo o mundo, significando um total de 9 mil pessoas. Decisão essa que afetou diretamente a divisão de seu videogame, o Xbox. O resultado desse profundo corte resultou no fechamento de um estúdio e no cancelamento de, inicialmente, três jogos em desenvolvimento. Confira em O TEMPO Games todos os detalhes das mudanças na empresa e os impactos no console.
Estúdio fechado e demissões em outras empresas
Fundada em 2018 pela Microsoft, o estúdio The Initiative Inc. sofreu com a onda de demissões e foi fechado pela empresa. Também criada pela companhia e responsável pela série Forza Motorsport, a desenvolvedora Turn 10 teve aproximadamente 50% dos funcionários demitidos na quarta-feira (2/7). ZeniMax, Raven Software e Sledgehammer Games, estúdios subsidiários da Microsoft, também tiveram cortes no quadro de pessoal.
Jogos cancelados pela Microsoft
Com o fechamento do estúdio The Initiative Inc, o reboot de Perfect Dark produzido pelo pessoal foi cancelado - pouco mais de um ano após sua gameplay ter sido revelada no Xbox Games Showcase 2024. Também o Projeto Blackbird, um MMPORG, foi prontamente descontinuado já que o estúdio responsável Zenimax sofreu com demissões. Também Everwild, uma nova IP do estúdio Rare, foi cancelado em meio aos cortes realizados pela Microsoft no dia 2 de julho de 2025. Vale ressaltar que a desenvolvedora é responsável por Sea of Thieves.
Demissões em sequência
Esse corte de 9 mil pessoas realizado pela Microsoft acontece dois meses após a companhia ter demitido 6 mil trabalhadores em maio. Também não é a primeira vez que a empresa fecha um estúdio: em 2024, quatro desenvolvedoras foram descontinuadas: Alpha Dog, Arkane Austin, Roundhouse Studios e Tango Gameworks; essa última que, em junho, reabriu seu escritório em junho deste ano e revelou que está trabalhando em um novo jogo de ação ainda não anunciado.
Apesar das justificativas, comunidade gamer criticou a decisão
Em comunicado, a Microsoft justificou que a nova leva de demissões: "Continuamos implementando as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa e suas equipes para o sucesso em um mercado dinâmico". Apesar disso, a reação da comunidade gamer foi com duras críticas. Confira:
O jogo parecia bacana.
Nossa cara, que decepção da Xbox… empresa tapada do caramba.
Era um dos jogos que eu tava hypeado, um dos motivos de ter trocado Ps4 por um XboxSeries.
Na moral, chateado de verdade. https://t.co/aFUFGPESZ4
curadoria do Xbox é tipo:
Redfall: pode lançar
Bleeding Edge: pode lançar
Contraband: continuem fazendo
Perfect Dark: cancelem o jogo e fechem o estúdio, num compensa pic.twitter.com/dy8eew3N1N
As notícias das demissões no Xbox só mostram que empresas capitalistas não são boazinhas. Triste fato.
O fanboy médio, que acha que está em simbionte com uma marca, que representa ela, vai ficar em silêncio. Não são capazes de criticar a divindade que criaram na mente doente. pic.twitter.com/YSr1CvdWTz
> Microsoft cria a The Initiative, um novo estúdio com grandes nomes e veteranos da indústria
> Anuncie um novo Perfect Dark
> Mostre uma gameplay do jogo em um evento do Xbox
> 1 ano depois feche a The Initiative e cancele Perfect Dark
Parabéns MS pic.twitter.com/Z7NCJReWKV
VAI SE FUDE!
Porra!!! O bagulho tava quase pronto!
Porra Xbox. https://t.co/6UOlbCzGXj
Segundo Ethan Gach, repórter sênior da Kotaku, uma fonte lhe disse que a gameplay de Perfect Dark exibida no ano passado era "basicamente falsa".
"[o trailer] não é indicativo do nível de progresso que se acreditava ter sido alcançado."
» https://t.co/yJkvHOrNJA pic.twitter.com/8u1ABVThpc
Segundo Ethan Gach, repórter sênior da Kotaku, uma fonte lhe disse que a gameplay de Perfect Dark exibida no ano passado era "basicamente falsa".
"[o trailer] não é indicativo do nível de progresso que se acreditava ter sido alcançado."
» https://t.co/yJkvHOrNJA pic.twitter.com/8u1ABVThpc