Após demissões em massa que desempregaram 9 mil pessoas, a Microsoft pode estar cancelando a franquia Forza Motorsport do seu videogame Xbox. Uma dos motivos é por ter cortado 50% da força de trabalho da Turn 10, desenvolvedora responsável pelo título do jogo de corrida. Além disso, relatos de agora ex-funcionários em redes sociais reforçam a possibilidade. Fred Russell, que foi responsável por coordenar conteúdos do estúdio, se despediu do jogo em uma publicação no Facebook.
"A Turn 10 Studios fechou o espaço do Forza Motorsport e a equipe não existe mais. Um dia muito triste para um dos melhores jogos de corrida de carros. Adorei meu tempo lá", disse.
A publicação de despedida ganhou força com o comentário de John Schommer, que era designado por atualizar o site oficial e realizava transmissões ao vivo com novidades de Forza Motorsport. "Sou muito grato pelos 10 anos em que pude ser o rosto e a voz desta marca e de sua incrível comunidade de amantes de carros", disse o profissional.
Parte da equipe de controle de qualidade do Xbox também foi demitida pela Microsoft
Foco deverá ser no Forza Horizon
Nos comentários, várias pessoas questionaram Fred Russell sobre qual deverá ser a decisão da Microsoft em relação aos jogos de corrida do Xbox. Ele explicou que a equipe de produção do de Forza Horizon, franquia derivado do Motorsport, "vai continuar por enquanto" utilizando o motor de jogo do estúdio Turn 10.
Exclusivo de Xbox, Forza Horizon 5 foi lançado no PlayStation 5
Forza Motorsport
Produzido pela Turn 10 e lançado em maio de 2005 para o primeiro videogame Xbox, Forza Motorsport é um jogo de simulação de corridas exclusivo da Microsoft. Em 20 anos de história, a franquia conta com seis jogos, sendo o último game lançado em 2023 para Xbox Series X|S. Ele foi o precursor para que Forza Horizon, com a temática de corrida em mundo aberto, surgisse em 2012 e fizesse sucesso no console.