A empresa finlandesa Human Mobile Devices (HMD) lançou o smartphone "Fuse", equipado com tecnologia que bloqueia automaticamente imagens de nudez, impedindo a visualização ou o armazenamento deste tipo de conteúdo no aparelho. Desenvolvido especificamente para o público infantil, oferece diversos recursos de controle parental.
A criação do aparelho surgiu após a HMD identificar uma lacuna no mercado de dispositivos para crianças. Durante o desenvolvimento do aparelho, pais relataram que os celulares atualmente disponíveis para o público infantil eram muito arriscados ou excessivamente limitados, enquanto aplicativos de segurança para smartphones comuns podiam ser facilmente contornados.
Outra justificativa para a criação do “Fuse” são os milhares de casos de crianças sendo aliciadas a enviar imagens íntimas de si mesmas ou a compartilhar esse tipo de conteúdo, algo que os especialistas consideram como uma crise mundial. Um levantamento realizado pela Vodafone mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 11 e 17 anos já se sentiu pressionado a compartilhar imagens de natureza íntima.
Recursos de proteção
O dispositivo oferece diversos mecanismos de segurança, incluindo rastreamento de localização atualizado a cada 24 segundos e definição de "zonas seguras" com alertas quando a criança entra ou sai desses locais. Os pais podem gerenciar diretamente de seus próprios celulares quais aplicativos seus filhos podem acessar.
Outros recursos incluem:
- Limites de tempo de tela para cada aplicativo individualmente
- Bloqueio padrão do acesso à internet e a aplicativos de redes sociais
- Lista de contatos autorizados, permitindo que apenas pessoas de confiança possam enviar ou receber mensagens
- Proteção de privacidade, já que nenhum dado é armazenado em nuvem ou compartilhado fora do dispositivo
Ainda, conforme a HMD, o aparelho pode "crescer junto com a criança", permitindo que os pais liberem gradualmente funções adicionais na medida em que considerarem apropriado.
Vale destacar, ainda, que mesmo com os recursos de segurança, o dispositivo permite acesso a redes sociais e aplicativos de mensagens desde que haja autorização dos responsáveis.
Tecnologia de proteção
O sistema de proteção do "Fuse" funciona através de uma inteligncia artificial chamada HarmBlock+ AI, desenvolvida pela empresa britânica SafeToNet, especializada em segurança digital infantil. A análise das imagens acontece em tempo real diretamente no aparelho, sem necessidade de enviar dados para servidores externos, preservando a privacidade do usuário.
Para o desenvolvimento do "Fuse", a empresa consultou mais de 37 mil pais e crianças ao redor do mundo, buscando identificar as principais necessidades em dispositivos infantis.
Comercialização e preço
Inicialmente, o "Fuse" será vendido no Reino Unido, exclusivamente pelas operadoras Vodafone UK e Three, tanto em lojas físicas quanto online. O preço é de £33 mensais (aproximadamente R$243), com pagamento inicial de £30 (cerca de R$221).
A HMD planeja expandir a comercialização para outros países nos próximos meses, começando pela Austrália.