O Google lança nesta segunda-feira (8/9) o Modo IA, uma ferramenta de inteligência artificial generativa que tem o objetivo de melhorar a experiência de busca no Brasil. O novo recurso aparecerá como uma das abas na página de resultados de pesquisa e nos aplicativos do Google para Android e iOS. A novidade foi projetada para otimizar as buscas, oferecendo respostas mais completas e precisas por meio de raciocínio avançado e recursos multimodais, que permitem a interação com texto, imagem e som.

"Nos últimos meses, lançamos o Modo IA nos Estados Unidos, Reino Unido e Índia e, mais recentemente, expandimos para 180 novos países e territórios em língua inglesa. Agora, estou animada em anunciar que estamos lançando o Modo IA, ao longo das próximas semanas, em cinco novos idiomas: português, hindi, indonésio, japonês e coreano. Este é um momento realmente empolgante", diz Hema Budaraju, vice-presidente de produto da Busca do Google.

Como funciona o 'Modo IA'?

A nova funcionalidade é uma resposta do Google à crescente demanda por informações que respondam a variadas perguntas de maneira mais eficiente e aprofundada. O Modo IA utiliza uma versão personalizada do modelo Gemini 2.5 para processar questões complexas e detalhadas que, anteriormente, exigiriam várias buscas para serem respondidas.

Para isso, a ferramenta usa uma técnica de desdobramento de perguntas (query fan-out), que divide a consulta do usuário em subtópicos e realiza múltiplas buscas simultâneas na web. Esse processo permite que a ferramenta vá além da pesquisa tradicional, descobrindo conteúdos mais ricos e relevantes.

"Como usuário, agora você pode fazer perguntas complexas, mais detalhadas, com múltiplas condições. Você pode planejar uma viagem detalhada, comparar diferentes produtos e receber não apenas uma resposta útil, impulsionada por IA, como também uma resposta em um formato limpo, organizado, fácil de ler, com perguntas de acompanhamento e links úteis", explica Hema Budaraju.

Conteúdo confiável

Ainda em estágio inicial, o Modo IA se baseia nos principais sistemas de qualidade e classificação do Google. O objetivo é mostrar uma resposta gerada com IA sempre que possível, mas, nos casos em que não há alta confiabilidade, a ferramenta exibirá um conjunto de resultados da pesquisa na web.

Veja como vai funcionar o Modo IA.