O Google anunciou o novo modelo de inteligência artificial chamado Gemini nesta quarta-feira (06/12). O projeto surge como o principal concorrente do ChatGPT, será multimodal e, por enquanto, está apenas disponível em inglês, podendo ser testada no Bard. 

O Gemini vem com a capacidade de trabalhar diferentes tipos de conteúdo, como texto, imagens, vídeos e até códigos, ao mesmo tempo. Desta forma, otimiza várias tarefas ao proporcionar, por exemplo, gerar vídeos e textos com apenas um único comando. 

O exemplo da apresentação mostra bem o que a inteligência artificial pode fazer: uma pessoa fez um desenho em frente a uma câmera de celular com o software atividade. O Gemini vou capaz de descrever, passo a passo, toda a atividade que estava sendo realizada. Em seguida, foi inserido um bato de borracha na cena e a inteligência foi capaz de identificar e fornecer informações sobre o animal. Além disso, mostrou como falar 'pato' em três diferentes línguas. 

Na primeira verão da IA, o usuário encontra três versões: Ultra, Pro e Nano. A versão Ultra é a mais poderosa, podendo realizar tarefas de alta complexidade. No entanto, só estará disponível em 2024. O Gemini Pro está disponível dentro do Bard e é capaz de realizar diversas tarefas. Por fim, a versão Nano é uma variação para mobile, podendo ser usada mesmo offline. 

Comparação com ChatGPT

Pesquisas realizadas pelo Google apontam que Gemini deve superar concorrentes, inclusive o ChatGPT. Para tarefas de raciocínio, compressão de leitura e codificação, o Gemini apresentou um desempenho superior à versão gratuita do ChatGPT, o GPT-3.5. O mesmo aconteceu quando o Gemini Ultra foi comparado ao GPT-4, apresentando um desempenho mais robusta e eficaz.