A Amazon anunciou, nesta quarta-feira (16/02), o primeiro dispositivo de fones sem fio com Alexa no Brasil, os Echo Buds. O produto promete até cinco horas de reprodução de música com uma única carga. Os fones sem fio da Amazon estarão disponíveis no Brasil em pré-venda, ainda nesta quarta, em duas versões na cor preta: uma com estojo de recarga com fio (R$ 899) e outra com estojo que permite recarga sem fio (R$ 999). Os dispositivos podem ser encontrados no site.
Pequenos, leves e confortáveis, os Echo Buds da Amazon prometem um áudio nítido e equilibrado. Além disso, tem microfones avançados para acessar de maneira rápida todo o conteúdo ou recursos de Alexa usando apenas comandos de voz, sem necessidade de encostar nos dispositivos.

Funcionalidades Echo Buds da Amazon
Utilizando a assistente virtual Alexa é possível acessar a playlist ou artista preferido em serviços como Amazon Music, Spotify, Apple Music, entre outros, ouvir notícias. Além disso, o usuário poderá aumentar o som, ou pular faixas com uma simples frase de comando. Com o Echo Buds também será possível obter recomendações de podcasts no Amazon Music, usar a Alexa para ouvir eBooks do Kindle, ou até pedir para que um tipo de música seja reproduzido por um determinado período de tempo. Por exemplo, durante uma caminhada basta dizer: "Alexa, toque música pop por 15 minutos".
Os fones utilizam dados móveis ou conexão wifi a partir do próprio smartphone. É possível também ativar o modo rotinas, o dispositivo de casa inteligente e criar lembretes. Além de checar calendário, verificar tarefas, adicionar itens à lista de compras e, inclusive, conversar com um contato cadastrado na agenda do telefone. Basta dizer “Alexa, ligar para Rafael”.
“Estamos muito felizes em anunciar a chegada dos Echo Buds ao Brasil. Sempre fez parte da nossa visão desenvolver dispositivos e recursos capazes de tornar a vida dos clientes mais simples, divertida e inteligente. Nesses dois anos de Alexa no Brasil, vemos uma evolução importante no uso da voz nesse sentido, e os Echo Buds vêm justamente para fornecer uma experiência completa aos clientes a qualquer momento do dia e em qualquer lugar”, diz Jacques Benain, gerente-geral para dispositivos na Amazon Brasil.
Ajustes personalizáveis
Os Echo Buds da Amazon contam com classificação IPX4 para suportar respingos de água, suor ou chuva leve, projetados para que o uso seja confortável mesmo durante longos períodos. Trazem quatro tamanhos de ponteiras e dois tamanhos de ganchos, permitindo aos usuários ajustá-los conforme a necessidade de cada um.
Eles possuem ainda uma ponteira curta para maior adaptação e ventilação embutida para reduzir a pressão intra-auricular, fazendo com que os Echo Buds se encaixem de forma natural de acordo com a anatomia das orelhas. Durante a configuração no aplicativo Alexa, um guia de encaixe das ponteiras fará o teste e confirmará se a vedação está adequada - para que os dispositivos tenham um som ainda melhor.
Nada de ruídos
Os novos fones da Amazon foram projetados com a tecnologia de Cancelamento Ativo de Ruídos (ANC). Os Echo Buds utilizam 2 microfones beamforming externos e 1 microfone interno para estimar de forma inteligente a pressão sonora em seu tímpano, gerar o inverso do sinal e cancelar o ruído indesejado. Desse modo, a tecnologia auxilia na imersão do áudio, ideal para viajar ou quando é necessário ter um ambiente mais silencioso.
Para ativar o cancelamento ativo de ruídos, basta pressionar e segurar o fone de ouvido ou apenas dizer “Alexa, ativar cancelamento de ruído”. Quando desejar ouvir o que está acontecendo ao seu redor, o cliente pode habilitar o modo ambiente, pressionando e segurando o fone de ouvido, ou pedindo: “Alexa, desativar o cancelamento de ruído”. Com o modo ambiente é possível ajustar facilmente a quantidade de som ambiente que se quer ouvir, através das configurações do dispositivo no
app Alexa.
Além de se conectar à Alexa usando a internet do celular, o cliente também pode definir os controles de toque integrados para acessar o serviço de voz nativo do seu smartphone, como Siri ou Google Assistente.
Energia para entretenimento ou trabalho
Os Echo Buds oferecem até cinco horas de reprodução de música com uma única carga. O estojo compacto oferece duas cargas adicionais para um total de até 15 horas de reprodução de música. Uma carga rápida de 15 minutos garante até duas horas de reprodução de música. A autonomia de bateria facilita o uso dos Echo Buds ao longo do dia, seja para se divertir com as músicas do seu smartphone, ou para trabalhar conectando o fone ao Bluetooth do seu notebook. Os Echo Buds se conectam a um dispositivo por vez.
Para verificar o status da bateria enquanto estiver usando os Echo Buds, basta dizer: "Alexa, qual é o nível da bateria?". Ou ao abrir o estojo, enquanto os Echo Buds estiverem dentro, luzes LED na frente de cada fone de ouvido mostrarão o status da bateria. Os Echo Buds podem ser carregados via USB-C, e a versão com estojo de carregamento wireless pode ser carregada tanto por um cabo USB-C, como em um carregador sem fio com certificação Qi.
+ Microsoft vai alertar usuários que instalarem Windows 11 em PCs incompatíveis
++Projeto gera crescimento de 600% em exportação de games brasileiros
+++ McDonald's faz pedido de marcas registradas para restaurantes no metaverso
Controles e localização Echo Buds Amazon
Os fones são desenvolvidos com múltiplas camadas de proteção e controles de privacidade, incluindo a capacidade de silenciar os microfones com o aplicativo Alexa, além de ter a possibilidade de visualizar e excluir suas gravações de voz. Mais informações podem ser acessadas no Portal de
Privacidade de Alexa.
Os Echo Buds também trazem o recurso de localização dos fones. Basta perguntar: "Alexa, encontre meus fones" para outro dispositivo com Alexa - ou pressionar um botão nas configurações do aplicativo Alexa no telefone. Você verá a última localização dos seus fones e, se seus Echo Buds estiverem por perto, será emitido um sinal sonoro.