Prêmio Educação Financeira Transforma

Mineiro vence prêmio nacional com app que ensina jovens a cuidarem do dinheiro

O app usa a gamificação, também chamada de estratégia de jogos, que adota um sistema de metas e conquistas, com autonomia, feedback imediato e engajamento social


Publicado em 23 de março de 2023 | 11:23
 
 
 
normal

O mineiro Felipe Baldi, engenheiro químico, 29, foi vencedor na categoria soluções digitais para educação financeira do Prêmio Educação Financeira Transforma, com um aplicativo que ensina jovens a cuidarem do dinheiro através de desafios. 

A ferramenta chamada Tangram Educação usa a gamificação, também chamada de estratégia de jogos, que adota um sistema de metas e conquistas, com autonomia, feedback imediato e engajamento social. 

Vencedor na categoria soluções digitais para educação financeira do Prêmio Educação Financeira Transforma, o aplicativo desenvolvido pelo mineiro tem como objetivo impulsionar as escolas em sua jornada de inovação do ensino, para formar estudantes que transformem a realidade econômica e social do Brasil.

Através do Tangram Educação, o usuário acessa uma espécie de trilha com conteúdo personalizado e conquista pontos ao acertar os desafios. Com a quantia acumulada, as pessoas podem investir a pontuação em uma aplicação de baixo ou alto risco.  Além de poderem visualizar o impacto das suas ações como transações na sua carteira digital e ganhar prêmios quando disputa com os amigos da escola, do trabalho ou com sua família.

Segundo Felipe Baldi, no momento, o app está disponível apenas para as instituições parceiras, como escolas e empresas que querem melhorar a saúde financeira dos seus funcionários.  

Só em 2022, o protótipo foi utilizado por 10 escolas públicas e privadas. “Este ano, o Tangram Educação já está rodando em outras escolas. Somos o primeiro app de educação financeira alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Agora, estamos em busca de captação de investimento para expandir nossa operação para mais escolas e empresas ", revela.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!