Dê adeus aos borrões

Veja 5 dicas de como tirar foto da Lua com o celular

Boa parte do Brasil poderá ver na noite desta terça (1) a 'Superlua de esturjão'.


Publicado em 01 de agosto de 2023 | 10:05
 
 
 
normal

Uma superlua poderá ser vista em todo o Brasil, hoje, 1º de agosto,  em equipamentos especiais a partir de 17h43  (horário de Brasília), quando ela surgir no horizonte. No entanto, a localização e as condições climáticas precisam ser favoráveis para observação do fenômeno.

Em dias em que a lua aparece maior e mais brilhante, é praticamente irresistível tentar eternizar a beleza do satélite natural com uma fotografia. Porém, fazer uma boa foto da lua com o celular não é uma tarefa fácil e na maioria das vezes o resultado é sempre decepcionante.

Atualmente, as novas tecnologias tornaram possível tirar uma foto da lua com o celular. Entretanto, é preciso seguir algumas dicas para conseguir congelar esse momento com imagens incríveis. Confira abaixo dicas para fotografar a Lua:

1. Não fotografe a lua no modo automático

Se você quer tirar uma foto da Lua com o celular, vai precisar desativar o modo automático do celular para fazer ajustes manuais nas configurações, usando técnicas específicas. Caso o seu aparelho não tenha essa funcionalidade, você pode contar com aplicativos que permitem alterar as configurações como um profissional… ou quase isso. Algumas sugestões de apps são:

  • Camera+ 2;
  • Cymera;
  • Manual;
  • Camera FV-5;
  • VSCO;
  • ProCam 6;
  • Camera MX;
  • ProShot;
  • Open Camera e outros.

2. Use um tripé ou apoie o aparelho em algum objeto para garantir estabilidade;

Tripe de câmera

Fazer fotografias à noite, principalmente do céu, faz com que as câmeras demorem um pouco mais para captar a luz ambiente. Logo, um pequeno movimento pode deixar a imagem borrada. Por isso, utilize algum tripé ou qualquer apoio que dê estabilidade para a câmera. Isso evita qualquer distorção da foto.

3. Ajuste exposição, ISO e obturador

A exposição está relacionada com a quantidade de luz que chega ao sensor da câmera. Ela pode ser controlada ajustando a abertura da câmera, o ISO e a velocidade do obturador. Para fotografar a lua,  reduza o ISO o máximo que puder — o ideal é que chegue a 100.

Em relação à abertura, que consiste no tamanho do orifício do diafragma para a entrada de luz na câmera, não é necessária uma abertura tão alta para tirar fotos da lua, pois ela já possui muita luz. Então, o ideal é mantê-la entre f/8, F11,  f/13 e F16 para ter uma imagem da Lua mais clara e nítida. Neste caso, faça o teste nas duas configurações. 

4. Habilite o Modo Noturno

Em alguns aparelhos já existe o modo noturno, em que as fotos capturadas em ambientes com baixa luminosidade são aprimoradas. Para isso, é necessário apertar o botão de captura e esperar aproximadamente quatro segundos para que o sistema de inteligência artificial atue na foto.

5. Evite usar todo o zoom do celular 

Para tirar foto da lua com o celular, o ideal é que você não utilize todo o zoom da sua câmera, pois quanto mais você tentar “alcançar” a lua através do zoom, mais a sua foto irá perder a qualidade e maiores são as chances de a foto ficar granulada;

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!