O Dia das Crianças (12/10) foi a data escolhida pela Azul Linhas Aéreas e Walt Disney World para lançar sua quinta aeronave da Frota Mais Mágica do Mundo, “Pateta nas Nuvens”. O evento foi realizado no Hangar de Manutenção da companhia aérea, em Campinas, localizado ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da Azul. Participaram da comemoração o CEO da Azul, John Rodgerson, o gerente de Marketing da companhia, Daniel Bicudo, e a gerente de Marketing e Vendas da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas.

Daniel Bicudo (Azu) e Cinthia Douglas (Disney Destinations) durante o lançamento oficial da aeronave "Pateta Nas Nuvens" - Foto: Paulo Campos

“Nós começamos a fazer algo muito grandioso para levar toda a magia da Walt Disney World para o céu do Brasil. Essas aeronaves só voam no Brasil e isso foi de propósito. Nós começamos com quatro: Mickey, Minnie, Pato Donald e Margarida”, conta Cinthia Douglas. “O público sempre entendeu que depois do Pato Donald e Mickey, faltava um quinto personagem e aí o público pediu, as pessoas desejavam o Pateta. A gente anunciou a aeronave no ano passado”, acrescenta Daniel Bicudo.

O CEO da Azul, John Rodgerson, dentro na aeronave, toda adesivada nos bagageiros - Foto: Paulo Campos

O avião do Pateta, um Airbus A320neo, todo customizado em Toulouse, na França, voa desde maio deste ano para várias cidades do país. A imagem do Pateta aparece na calda e nos bagageiros. Bicudo destaca que, além de levar a magia dos parques para todos os brasileiros e de difundir a marca das duas empresas, há por trás dos lançamentos potencializar as vendas.mDesde 2019, quando os aviões começaram a fazer parte da frota, as vendas cresceram mais de 150%, incluindo passagens, ingressos, hotel e passeios na Disney. Só em 2023, o aumento foi de 47%. O canal de vendas é a Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, que oferece pacotes completos.

Frota Mais Mágica do Mundo: painel com as aeronaves lançadas do Pateta, Mickey, Minnie, Pato Donald e Margarida - Foto: Paulo Campos

O público não poder escolher em qual aeronave voar, é aleatório, segundo Bicudo. Não se define nem o dia nem o aeroporto em que as aeronaves adesivadas vão pousar. Apenas uma única vez em Recife (PE), as cinco aeronaves da Frota Mais Mágica do Mundo ficaram emparelhadas em um aeroporto. “Quando os aviões voam em pequenos aeroportos, tem festa na cidade. Quando a gente fala em transporte de pessoas, não imaginava o tamanho disso tudo. Um avião pintado, adesivado, desperta o desejo das pessoas”, destaca Bicudo.

A comemoração do lançamento da aeronave e do Dia das Crianças reuniu os personagens da Disney em um show - Foto: Paulo Campos

Segundo o gerente de Marketing da Azul, até os comissários de bordo e aeromoças vibram quando escalados para voar na aeronave adesivada. No momento de definir a escala, os comissários tentam saber qual é a aeronave e isso só é possível pelo prefixo. "Eles não sabem em qual vão voar e é um desejo de todos. Quando os passageiros estão entrando aeronave, eles conseguem sentir o clima daquela aeronave, e com certeza é muito diferente”, enfatiza. 

Pateta e o café especial personalizado para receber os convidados - Foto: Paulo Campos

Para esconder o projeto dos spotters – apaixonados por fotografar e observar aviões –, Cinthia conta que o primeiro avião, do Mickey, aparecia coberto em todo lugar, até os envolvidos no projeto precisaram assinar um documento para não vazar informação. Ela reconhece, no entanto, que a Walt Disney World e Azul, após a primeira aeronave adesivada, aprenderam mais sobre os spotters e a paixão que eles têm pela aviação, a ponto de convidá-los para assistir em primeira mão a chegada dos aviões. 

Equipe da Azul e Disney: Alejandro Flores, Manuela Boop, Terry Brinkoetter, Cinthia Douglas, Daniel Bicudo, Giulliana Mesquita e Alexander Haim - Foto: Paulo Campos

“Enxergamos que eles são storytellers e podiam nos ajudar na divulgação”, disse a executiva da Disney. "Mesmo quando esses aviões estavam sendo pintados em Toulouse, a gente sabia que iam para a pista e teriam spotters. Utilizamos isso como estratégia de marketing nos outros lançamentos como parte da divulgação. Há, inclusive, possibilidade de ampliar a parceria além das aeronaves", ressalta Daniel Bicudo.

Personagens da Disney participaram de um desfile no Hangar de Manutenção da Azul - Foto: Paulo Campos

Ambos os executivos reconhecem que há muita parceria para ser implementada. O contrato da Azul e Disney dura dez anos e ainda está na metade. A aeronave "Pateta nas Nuvens", por enquanto, é o último lançamento. Uma nova ação está sendo guardada a sete chaves. Para os convidados, os personagens da Disney participaram de um show especial, com desfile, coreografias, dança, bufê e fotos com Mickey, Minnie, Pato Donald, Margarida e Pateta. É a magia da Disney trazida para o Hangar de Manutenção da Azul.