A Fazenda São José, em Entre Rios de Minas, município da região Central do Estado reconhecido como o berço da raça Campolina, promove a Vivência Cultural Rural com o Cavalo Campolina em datas específicas nos finais de semana de agosto e setembro (confira as datas no serviço no final desta matéria). A fazenda histórica centenária está localizada próxima ao trevo de acesso à cidade e no caminho para Tiradentes.

O cavalo Campolina é um legítimo representante da identidade mineira. Criado nas serras do interior, o Campolina carrega em sua elegância e imponência traços de uma história que atravessa gerações. Até o imperador Dom Pedro II, em sua política de incentivo à melhoria das raças nacionais, contribuiu para o surgimento do Campolina.

O cavalo também é um símbolo literário e cultural do Estado: sua história é cantada pelo compositor Tuca Boelsums na música "Monarca". Ele ainda é mencionado por Guimarães Rosa no clássico "Grande Sertão Veredas" como "um animal que até sabia ver gente com simpatias ou com desprezos, gateado, grande, com imponência e todo brio".

Sede da Fazenda São José foi construída em 1911 - Foto: Fazenda São José / Divulgação

A Fazenda São José integra esse território de forte tradição rural, sendo um importante ponto de referência para quem deseja conhecer de perto a história e o legado do Campolina e a ruralidade das fazendas antigas mineiras. A vivência oferece um roteiro guiado com enfoque cultural que inclui:

  • Apresentação sobre o contexto histórico da raça Campolina;
  • Visita à estrutura da criação e interação com os animais;
  • Caminhada por ambientes preservados da fazenda e suas paisagens;
  • Conversas com anfitriões locais sobre cultura, memória e mineiridade.

A proposta valoriza o patrimônio cultural das fazendas tradicionais mineiras, reunindo história, natureza e hospitalidade em uma experiência autêntica e educativa. Ao mesmo tempo em que se conhece a vida rural, o visitante é convidado a se reconectar com os valores da terra, do tempo e das raízes. A vivência rural conta com o apoio do Fundo do Patrimônio Cultural de Entre Rios de Minas (FUMPAC/ERM).

Serviço:

O quê: Vivência Cultural Rural com o Cavalo Campolina
Onde: Fazenda São José, em Entre Rios de Minas
Quando: Dias 23 e 24 de agosto e dias 13, 14, 27 e 28 de setembro
Horário: Das 10h às 12h
Inscrição: Gratuita pelo link Convite para Vivência Cultural. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.
Vagas: Limitadas.