Começa neste feriado de 15 de novembro a edição 2024 do Natal Cultural nas Montanhas, que neste ano quer abraçar a todos os públicos. Com o tema “destino que abraça”, o distrito de Camanducaia quer mostrar toda sua hospitalidade e receber o turista com decoração encantadora, show de luzes e 50 atrações gratuitas até o dia 2 de fevereiro de 2025. Segundo a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, o investimento é de R$ 2 milhões, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A abertura acontece às 19h com a apresentação da companhia Mas Por Quê?, seguida, às 20h30, da Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira. Nesta sexta-feira também, Papai Noel (Adalberto Ferreira) recebe a chave simbólica da cidade do prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, no portal todo iluminado do vilarejo do Sul de Minas, que tem assinatura da cenógrafa Carla Joner.

O portal de entrada de Monte Verde já está decorado e iluminado para o Natal - Foto: Move / Divulgação

A expectativa da Move e da Secretaria Municipal de Turismo é receber cerca de 256 mil turistas até fevereiro, movimentando a economia da cidade, que vive 100% de turismo. No ano passado, foram 200 mil visitantes. "O Natal continua a ser segunda melhor temporada, perdendo apenas para o inverno", informa Bruno Rosa, secretário de Turismo de Camanducaia.

Neste ano, o evento teve o seu período de realização ampliado em relação às edições passadas. “A ideia de estender o Natal nas Montanhas é dar uma oprtunidade para o público das férias escolares. Serão mais de 50 atrações gratuitas ao público, espalhadas por 22 datas entre novembro e o início de fevereiro. E quem visitar Monte Verde nesta época irá se encantar com uma atmosfera mágica, proporcionada por uma decoração temática única e pelas várias apresentações, como, por exemplo, o espetáculo ‘Despertar das Luzes’ na avenida principal do distrito. Para completar, o Natal nas Montanhas promoverá neste ano uma programação social nas escolas da região, que começará no dia 26 e será um atrativo a mais para as crianças neste final de ano”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da Move.

O trenzinho com o esquilo Nelson e os personagens do Natal Cultural nas Montanhas -  Foto: Tom Araújo / Move

Ao escolher o tema “destino que abraça” para o Natal nas Montanhas, os organizadores colocam em evidência a nova marca e posicionamento turístico do vilarejo do Sul de Minas, lançado em maio deste ano, enaltecendo a vocação do distrito de ser hospitaleiro. Desenvolvida pelo Sebrae e o Turismo 360 Consultoria, a nova marca também fortalece Monte Verde como destino turístico inclusivo e sustentável.

A nova marca teve como mote o distrito ser reconhecido diversas vezes no prêmio anual Traveller Review Awards, da plataforma Booking.com, como um dos locais mais acolhedores do país. Em 2022, Monte Verde liderou a lista e em 2023 ficou em uma honrosa terceira. posição. “Não é um reposicionamento, a gente criou uma identidade para o destino. Agora temos uma marca onde as pessoas podem saber que aquela reportagem, aquela camiseta, aquele suvenir, é  de Monte Verde. É algo para gravar na memória”, explica Rebecca Wagner.

A Casa do Noel, local onde o Papai Noel recebe os visitantes em datas específicas - Foto: Move / Divulgação

Entre as atrações que oferecem acolhimento aos turistas estão a Vila do Noel, onde personagens vestidos como duendes recepcionam os visitantes, e a Casa do Noel, instalada este ano na sede da Move. Na Vila do Noel, um teatro itinerante traz ao público uma história de Natal e insere as famílias no contexto do conto antes do encontro com o Esquilo Nelson, a Vagalume Anita e o Floquinho. O trio desce de um trenzinho que passa pela avenida Monte Verde e faz um pocket show do espetáculo “Despertar das Luzes” antes de chegar ao portal montado no final do percurso. Lá o “Bom Velhinho” comanda diariamente a contagem regressiva para o acendimento da iluminação de toda a via principal do distrito.

Já Casa do Noel abre nos dias 15, das 19h às 22h; 16 e 30. das 13h às 22h; todos os sábados, das 13h às 22h, e domingos, das 11h às 20h, e segundas de dezembro, das 13h às 20h, além dos dias 24, das 11h às 21h, e 25, ds 11h às 15h. A programação ainda tem Blitz de Natal pelas ruas, espetáculo “Um Sonho Natalino”, Parada de Ano Novo e contação de histórias. Toda a programação pode ser acessada no site Natal Cultural nas Montanhas.

O espetáculo "Despertar das Luzes" é uma das atrações do Natal Cultural nas Montanhas - Foto: Tom Araújo / Move

Serviço
O que: Natal Cultural nas Montanhas
Onde: Monte Verde (MG)
Quando: até 2/2/2025
Informações sobre a programação: acesse o site Natal Cultural nas Montanhas.