PRÊMIO ARCHDAILY

Centro de Referência do Queijo Artesanal entra na lista dos melhores projetos de arquitetura do ano

Concepção leva assinatura do português José Lourenço; escola recebeu no dia 16/5 visita de delegação europeia


Publicado em 21 de maio de 2024 | 18:35 - Atualizado em 22 de maio de 2024 | 09:30
 
 
 

O projeto arquitetônico do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) foi finalista em um dos mais importantes prêmios de arquitetura dos países de língua portuguesa: o ArchDaily Obra do Ano. Em sua oitava edição, o prêmio reuniu os projetos mais relevantes publicados em 2023. O CRQA esteve entre os 30 selecionados na na categoria “Arquitetura e Cultura”.

Inspirados nas serras e nas riquezas de Minas, o projeto arquitetônico do CRQA mescla a tradição mineira com um tempero contemporâneo. Assinado pelo arquiteto português radicado em Belo Horizonte, José Lourenço, o espaço de 530 m² traduz em seus traçados a gastronomia, a didática e a museologia, representando em detalhes a cultura mineira. São detalhes que estão no skyline das montanhas, com suas curvas feitas em inox, na pedra que se chama Café do Cerrado, utilizada na cafeteria, e em vários materiais regionais. A cúpula em vergalhão de ferro, em forma oval, abraça o visitante, representando o acolhimento e a hospitalidade mineira. O projeto traz ambiência imersiva, um convite à valorização da cultura mineira, em homenagem ao queijo artesanal. 

O centro cultural e gastronômico inédito no país é um espaço multiúso idealizado para a valorização da cozinha mineira, seus saberes e sabores, com o foco no queijo artesanal, um patrimônio imaterial do Estado e candidato a Patrimônio Imaterial da Unesco. Reúne uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa com produtos mineiros de excelência, a primeira biblioteca do Estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática, para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. 

O CRQA está localizado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), no novo shopping Espaço 356. Recebe escolas públicas e privadas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal. Está aberto à visitação gratuita na quarta e sexta-feira, das 14h às 18h. 

Delegação europeia

Delegação conheceu o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias  - Foto: Edi da Silva / Divulgação

No dia 16 de maio, o centro cultural que integra o Centro de Referência do Queijo Artesanal e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) recebeu no Dia do Queijo Artesanal de Minas um grupo de diplomatas e representantes de 14 países da União Europeia que estão em visita a Minas. Eles conheceram os alunos da escola social de gastronomia, o INHAC, visitaram a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, degustaram queijos e vinhos mineiros e ainda participaram de um almoço especial preparado com ingredientes da gastronomia mineira. 

A diretora-executiva e fundadora do INHAC e do Centro de Referência, Sarah Rocha, destacou a importância desse intercâmbio. “Fico muito feliz em receber representantes de diferentes culturas e países e vê-los se encantarem pelo nosso projeto social, pela nossa gastronomia e hospitalidade mineira. Foi também uma oportunidade para mostrar para o mundo a força e a excelência dos queijos mineiros que, este ano, são candidatos a se tornarem Patrimônio da Humanidade”. 

Para o ministro-coordenador da Embaixada da Suíça no Brasil, Sten Engdahl, o projeto consegue misturar os componentes social e cultural de uma maneira muito interessante. Ao mesmo tempo que dá oportunidade para jovens estudarem e ter uma profissão, desenvolve a cultura tradicional mineira, centrada na gastronomia. Para nós todos foi uma experiência muito impressionante que não vamos esquecer", completou.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!