Conhecida mais pelos paulistas, que no final dos anos 1970 ergueram mansões de luxo no bairro Escarpas do Lago, Capitólio sempre esteve entre os cinco destinos mais procurados do Estado, segundo levantamento do Observatório do Turismo de Minas Gerais, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). A baixa temporada, de abril a setembro, é a época mais indicada para o turista que busca um destino tranquilo, menos lotado de turistas e com preços em conta.
Com 60% da economia baseada no turismo, Capitólio – que foi abalado em 8 de janeiro de 2022 após três embarcações serem atingidas por paredão de rocha que se desprendeu de um cânion, matando dez pessoas e ferindo outras 27 – está aos poucos sendo retomado a atividade com mais controle e segurança. No feriado de Corpus Christi, a ocupação hoteleira beirou 100%.
De lá para cá, Capitólio reforçou medidas de fiscalização das embarcações, promoveu a capacitação de agentes públicos e prestadores de serviço e desde então, garante o prefeito Cristiano Geraldo da Silva, faz um acompanhamento geológico diário para garantir a segurança de turistas e moradores. Algumas medidas foram afrouxadas em dezembro do ano passado: a prefeitura diz seguir estudos para desobrigar uso de capacetes nos passeios.
Ticket médio e ocupação
O poder público também tem desestimulado o bate e volta ao destino, prática comum antes do acidente, quando cerca de 120 ônibus aumentavam consideravelmente o fluxo turístico na região. “A quantidade de gente diminuiu, mas a qualidade desse turista melhorou”, destaca o gestor municipal. O tempo de permanência do turista aumentou para três noites, fazendo subir, em média, o tíquete de hospedagem.
De acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o ticket médio dos turistas em Capitólio, referente aos gastos diários com hospedagem, passeios, deslocamentos locais e alimentação, teve alta de 23,5% em relação a 2022 e chegou a R$ 631,55. Outro dado importante é que a média de ocupação hoteleira é de 80% nos fins de semana, feriados e períodos de férias, chegando a atingir 100% em determinados períodos.
“O aumento do valor do ticket médio em Capitólio, Mar de Minas, na região da Canastra, é uma grande notícia. Isso mostra que nosso turismo está sendo qualificado, atraindo pessoas que vêm até Minas Gerais, para essa região, com vontade de ficar mais dias e isso gera emprego e renda, que é a meta do Governo de Minas”, ressalta o secretário Leônidas de Oliveira.
Pesquisa
Um estudo realizado pela KS Consultoria em fevereiro deste ano mostra a percepção positiva dos turistas sobre Capitólio.Dos 605 entrevistados, 96,8% consideram Capitólio um destino adequado para viagem em família e um número semelhante (96,3%) relatou ter recebido informações de segurança. A maior parte dos turistas ouvidos pelo levantamento é de São Paulo (38,5%) e com Minas Gerais (38,2%). Mais de 76% dos entrevistados escolhem Capitólio buscando lazer e descanso, ecoturismo e turismo de aventura e 64,9% das pessoas que já haviam visitado a cidade voltaram de uma a três vezes.
Nesta terça-feira (11/6), o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou o apoio do governo de Minas a dois festivais realizados na cidade, a segunda edição do Festival Gastronômico Sabores de Capitólio, que acontece nos dias 9 a 10 de agosto, e o 3º Beer Fest Capitólio, no período de 1 e 2 de novembro, com a liberação de uma verba de R$ 250 mil para cada um.
Cachoeira, cânions e lagos são as principais imagens que vêm à mente dos visitantes, a tragédia ocorrida em janeiro ficou em sexto lugar nas lembranças dos turistas. Capitólio é conhecida pelos passeios de barco nas águas da cor azul-turquesa e pelas cachoeiras. O visual do alto do Mirante dos Cânions também ajudou a fazer a fama da cidade. Antes com acesso gratuito, a área agora pertence ao Parque Mirante dos Canyons, um polo de aventura que oferta atividades como tirolesa, canonismo e ponte pênsil.
O megaprojeto intitulado Cataguá prevê, até 2026, dois parques e um resort com 314 apartamentos. Na MG-050, pode-se ver o portal do Tuná, mostrando que as obras correm em ritmo acelerado. O parque aquático terá arações como piscinas de ondas, rio lento e o Tuná Race, uma atração inspirada nos famosos parques Blizzard Beach e Volcano Bay, da Flórida (EUA). Já o Parque Puá será dedicado à aventura, lazer e contemplação. A proposta é posicionar Capitólio como destino internacional.