NORDESTE

Confira os cinco destinos no país com as festas juninas mais famosas

Segundo pesquisa da Booking.com, um em cada dez viajantes brasileiros gostariam de viajar esse ano para um evento cultural


Publicado em 05 de junho de 2024 | 11:45
 
 
 

Milho, paçoca, quadrilha, fogueira e bandeirinhas. No Brasil, quando o mês de junho chega, é hora de celebrar uma das festividades mais coloridas, animadas e tradicionais do calendário: as festas juninas. Na festividade, os aromas deliciosos das comidas típicas flutuam no ar, convidando todos a se deliciarem com uma verdadeira festa para o paladar. Das pipocas estourando na panela aos doces de milho e amendoim, das canjicas quentinhas aos bolos de fubá perfumados, cada prato é uma homenagem à culinária brasileira.

Os arraiás vão muito além das delícias culinárias: as bandeirinhas coloridas, barracas com brincadeiras e jogos criam uma atmosfera festiva que encanta e reúne milhares de pessoas ao redor da fogueira em todo o Brasil. As danças tradicionais, como quadrilhas e forrós, convidam todos a se juntarem à diversão, criando momentos de pura alegria e descontração.

Segundo uma pesquisa da Booking.com, um em cada dez viajantes brasileiros gostariam de viajar esse ano para um evento cultural como, por exemplo, para vivenciar um evento específico de um país, região ou cultura como uma festa junina. Além disso, a mesma pesquisa revelou que 24% dos viajantes brasileiros farão uma viagem para conhecer uma atração cultural. Seja para experimentar as delícias culinárias, dançar ao som de músicas folclóricas ou simplesmente se envolver na atmosfera festiva, uma viagem durante as festas juninas é garantia de momentos especiais e emocionantes.

De chapéu, camisa quadriculada e vestidos floridos, a Booking.com, empresa de reserva de hospedagens, atrações, voos e outros serviços de viagens, revela 6 arraiás para se conhecer no Brasil.

Campina Grande (PB)

Campina Grande é conhecida como a “Capital do Forró” abriga o maior São João do Mundo. Durante todo o mês de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro paraíso junino, com uma programação repleta de atrações, como shows de grandes artistas da música nordestina, apresentações de quadrilhas, concursos de comidas típicas e muito mais. O público no Parque do Povo (foto acima), onde acontece o evento, estimado é de mais de 2 milhões de turistas. Para a hospedagem em Campina Grande, a dica é o Hotel Village Confort está localizado a uma curta caminhada do Parque do Povo, onde se concentram barracas que vendem comidas e bebidas típicas, o trio e os palcos. Confira a programação no no site São João de Campina Grande.

Caruaru (PE)

A cidade pernambucana rivaliza com o município paraibano como a "Capital do Forró". Caruaru é um destino imperdível para quem deseja vivenciar as festas juninas em sua plenitude. O São João de Caruaru reúne milhares de pessoas em torno de uma programação cultural com apresentações de quadrilhas, shows de forró, feiras de artesanato e comidas típicas. Em 2024, o evento vai durar até 29 de junho e, pela primeira vez, a festa junina tem um tema: "A Evolução do Barro". Uma boa dica de acomodação é o Caruaru Park Hotel, onde a preparação para o arraiá começa desde a hospedagem com festa do hotel, música boa e quitutes juninos. Acesse a programação no site Conheça Caruaru.

São Luís (MA)

A festa junina de São Luís do Maranhão é uma das mais tradicionais e autênticas do Brasil, marcada por ser uma das maiores celebrações juninas do país, e a verdadeira manifestação da cultura maranhense. A cidade é famosa por suas festas juninas tradicionais e apresentações folclóricas do bumba-meu-boi (foto acima), atração mais característica do período junino maranhense. Além disso, o arraiá maranhense tem cacuriá, dança típica do Estado, as tradicionais quadrilhas e grupos de tambor de crioula. Uma sugestão para se hospedar em São Luís é a Pousada Casa Imperial, com piscina, terraço e café da manhã incluído. A programação completa pode ser consultada no site do Governo do Maranhão.

Mossoró (RN)

O Mossoró Cidade Junina é uma das maiores festas juninas do Rio Grande do Norte e uma das mais tradicionais do país. A festa é considerada patrimônio imaterial, histórico, cultural e turístico do Rio Grande do Norte, com uma programação diversificada que inclui shows musicais, apresentações culturais e o famoso Pingo da Mei Dia, conhecido por ser o maior bloco junino do país. A festividade promove um grande arrastão junino pelas ruas da cidade, que abre os festejos juninos de Mossoró. Quem visita o destino pode se hospedar no Thermas Hotel Mossoró, a apenas dez minutos de carro do centro da cidade. Veja a programação no site Mossoró Cidade Junina.