Ao leite, amargo, em barra, quente ou cobrindo um bolo… O chocolate é uma paixão global que ultrapassa gerações, culturas e fronteiras. Não à toa, ganhou uma data só sua: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate.
 
Para celebrar esse símbolo universal do prazer gastronômico, a plataforma Civitatis selecionou cinco destinos e experiências que todo amante de chocolate deveria conhecer. 

De mestres suíços aos orgânicos da Amazônia, passando por imersões culturais em Cuba, museus interativos na Bélgica e roteiros temáticos no Brasil, esses destinos oferecem experiências tanto para chocólatras assumidos quanto para viajantes curiosos. Confira também outros roteiros em nossa matéria Rota do Chocolate,

No mundo

Zurique (Suíça)

País que mais consome chocolate por habitante no mundo, a Suíça também é berço de algumas das maiores marcas do setor — Lindt, Toblerone e Läderac. Zurique abriga o Museu Lindt Home of Chocolate, que impressiona logo na entrada com a maior fonte de chocolate do mundo (foto acima, crédito: Civitatis / Divulgação), atingindo nove metros de altura. O museu conta a história da produção suíça e oferece uma degustação guiada. Para quem quer unir turismo e chocolate, o tour por Zurique com passeio de barco e visita ao museu percorre pontos históricos da cidade e termina com a experiência na Lindt.

Bruxelas, Bélgica

O país é famoso pelos pralinés, os bombons recheados. Marcas famosas, como Neuhaus, Leonidas, Pierre Marcolini e Godiva, são encontradas em todas as cidades. Em Bruxelas, o Museu do Cacau e do Chocolate (foto acima, crédito: Civitatis / Divulgação) demonstra o processo da produção artesanal e oferece uma experiência divertida e educativa. Já o Choco Story propõe uma viagem pelos 5.000 anos de história do cacau — das origens maias e astecas até as confeitarias europeias. Além de conhecer o processo de produção, os visitantes assistem a uma demonstração  com mestre chocolateiro e participam de degustação de pralinés.

Havana (Cuba)

Cuba tem uma forte ligação com o cacau e oferece um mergulho profundo em suas raízes culturais e místicas. O tour do chocolate e do mel por Havana é uma excelente opção para quem deseja explorar a profunda relação do país com a iguaria. O passeio em Havana (foto acima, crédito: Civitatis / Divulgação) começa com uma cerimônia de agradecimento ao deus do cacau, seguida por degustação de chocolates cubanos e drinques típicos como a canchánchara, preparada com rum e mel direto do favo. A experiência culmina com a criação e degustação de um licor artesanal de chocolate, harmonizado com sobremesas e charutos.

No Brasil

Gramado (RS)

Conhecida como a “capital brasileira do chocolate artesanal”, Gramado (foto acima, crédito: Civitatis / Divulgação) reúne dezenas de marcas locais — Prawer, Lugano, Florybal, Planalto, Gramadense e Caracol — e uma forte cultura em torno do produto, impulsionada pelo turismo. O Chocobus é uma das formas mais divertidas de explorar esse universo: o ônibus temático leva visitantes às principais lojas e fábricas de chocolate artesanal da cidade. Os turistas também visitam um hotel temático e têm a chance de participar de oficina para fazer a própria barra de chocolate É um roteiro ideal qualquer pessoa que queira combinar turismo, diversão e sabor.

Belém (Pará)

Saindo de Belém e atravessando o rio Guamá, chega-se à Ilha do Combu, grande produtora de cacau e açaí. A ilha ficou famosa depois que o presidente Lula levou o líder francês, Emmanuel Macron, para visitar a Casa do Chocolate de Dona Nena, parada obrigatória na região. Ela produz chocolates 100% artesanais com o cacau cultivado na própria ilha (foto acima, crédito: Reprodução / Instagram / @filhadocombu). O passeio turístico começa pela “trilha do chocolate”, onde é mostrada a plantação de cacau, e segue para a área de produção — colheita, fermentação, secagem, torração, moagem e refino. O cacau amazônico utilizado é 100% orgânico.

Monte Verde (MG)

Visitar Monte Verde nesta época do ano tem um charme especial. Além das baixas temperaturas e do aconchego das pousadas, o distrito de Camanducaia combina perfeitamente com fondue e chocolate. Entre um passeio de quadriciclo e outro, nada como conhecer as fábricas e o processo de fabricação do doce, degustar chocolates fresquinhos e visitar lojas para levar o produto como souvenir, como Gressoney (foto acima, crédito: Reprodução / Instagram / @gressoneymv), Sabor Chocolate, Chocolateria Monte Verde, Chocolate Montanhês e Chokomel, a maioria localizada na avenida principal da cidade.