Èze Village, uma “joia” admirável localizada na Riviera Francesa, merece, no mínimo, um bate e volta do turista que visita a região. O vilarejo medieval na Côte d’Azur preserva seu patrimônio secular e ainda oferece restaurante luxuoso, inclusive com estrela Michelin, e perfumaria com experiência alquimista para arrematar com chave de ouro esse roteiro. Se o visitante partir de ônibus de Nice, da região de Vauban, em até meia hora desembarcará em Èze a um custo estimado de R$ 14 (considerando cotação de 10 de março) – usando a linha 82.
O ideal para esse passeio é um traje confortável e tênis, pois o vilarejo está incrustado em uma rocha e, para chegar ao Jardim Exótico, um dos pontos mais altos de Èze, o turista vai se deparar com um trajeto íngreme e vários degraus. Essa caminhada finalizará a pouco mais de 400 m de altitude, mas, antes de se surpreender com o topo, a base já reserva uma grande impressão: os portões do Chateau de La Chèvre d’Or – instalação requintada com restaurante estrelado, bar e hospedaria de alto nível.
Ainda seguindo por esse caminho, o visitante vai se deparar com construções antiquíssimas preservadas e uma particularidade: o vilarejo tem poucos residentes, mas um movimento ascendente de turistas no outono e no verão. Èze Village é muito buscada por essa harmonia paisagística e ambiência de “conto de fadas das antigas”, com casas de pedras e ruelas sinuosas.
O clima ameno das estações outono/inverno, inclusive, é outra característica favorável da Riviera Francesa. O vilarejo foi cenário do filme "Ladrão de Casaca", de Alfred Hitchcock, filmado nos anos 1950. Quem por lá passeava era o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que supostamente subia com frequência uma trilha, no final do século XIX, entre essa pequena localidade e outra vila bem próxima: a Èze-sur-mer, conectada a uma praia de mar azul e deliciosos restaurantes. Os dois povoados, juntos, formam a cidade de Èze.
Jardim exótico: integração entre arte e flora
Já no topo, os visitantes encontram uma das mais belas vistas do Mediterrâneo e um paisagismo completamente integrado entre 14 estátuas criadas pelo escultor Jean-Philippe Richard e espécies diversas de suculentas e cactos – além de um encontro formidável do céu com o azul do mar. Aliás, quando se está no Jardim Exótico, é possível ter uma visão da Itália a Saint-Tropez até o Parque Nacional dos Alpes.
Distribuído em duas grandes áreas, o Jardim Exótico de Èze inclui uma infinidade de plantas muito diversas. Segundo a administração do local, enquanto a parte sul beneficia espécies de regiões desérticas, a encosta norte, mais sombreada e úmida, favorece plantas mediterrâneas. O jardim oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer mais sobre as diferentes espécies presentes por meio de QR Codes fixados ao lado delas como mostra uma das fotos). O custo por adulto para acesso ao local é ¤ 5 (R$ 30,80, com cotação de 21 de março).
Faça você mesmo seu perfume
É inevitável relacionar a França à perfumaria, uma vez que o país produz essências sofisticadas, elegantes e bastante consumidas no mundo inteiro. Em Èze Village, logo na “base” do vilarejo, o visitante se depara com a Fragonard Perfumaria, marca quase centenária que oferece visitas gratuitas às suas fábricas. Na pequena localidade, o interessado pode procurar a recepção e marcar seu tour, que tem duração média de 30 minutos, com ponto final em uma sala de vendas em que todos os produtos estarão à disposição em vários balcões. Além do francês, o profissional escolhido para guiar o passeio também fala inglês, alemão, espanhol e italiano.
Agora, uma experiência inesquecível é fazer o próprio perfume, algo que o turista poderá se permitir na Galimard: um especialista vai apresentar ao visitante 18 notas para composição da sua própria fragrância – seis para a base, outras seis para o que se chama de “coração” e outras seis para a “cabeça”. Para essa ciência da combinação, destine de 30 a 40 minutos e, ao fim da criação, sua “obra” será registrada no banco de dados da Galimard e poderá ser solicitada pelos correios. Em novembro, essa experiência custava ¤ 89 (R$ 556,25, com cotação de 17 de março).
O workshop é seguido por uma visita guiada ao museu da marca e também à loja.
(*) A jornalista viajou a convite da Air France, numa parceria com a Gol e a Atout France