Belo Horizonte (MG) e a mistura frutífera de tradição mineira com diversidade e sustentabilidade é a personagem principal do novo episódio da websérie "Turismo Transforma", da Embratur. Lançado nesta terça-feira (8/4), o minidocumentário "Belo Horizonte: Destino Sustentável" mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino. Acesse o perfil da Embratur Brasil no Youtube e assista ao documentário.
 
Produzido pela Embratur em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o episódio é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela agência em setembro de 2024, durante a feira Abav Expo, e que teve a capital mineira como vencedora.

Nos últimos anos, Minas Gerais é um dos Estados que acompanha o crescimento nacional na chegada de turistas internacionais, conforme consta no portal de dados da Embratur. No primeiro bimestre de 2025, o Estado teve um aumento de 11,42% em visitantes do exterior. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Minas Gerais é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros.
 
“Belo Horizonte, como capital, resume bem Minas Gerais, que é parte fundamental da história do Brasil e um lugar belíssimo, que tem muito a oferecer para o mundo. Muito a oferecer em cultura, em diversidade, em sustentabilidade, gastronomia e muitas outras coisas. A gente está falando de uma cidade histórica, importante, e que está conectada a uma região enorme e antiga e que, ao mesmo tempo, se sobressai por provocar uma conexão quase imediata com quem vem de fora, fazendo esses dois movimentos e mostrando o turismo como uma atividade transformadora”, explica Freixo.
 
Tem de tudo em BH

O doc "Belo Horizonte: Destino Sustentável" leva o espectador a um passeio pelas ruas das periferias ao centro da cidade, passando por projetos sociais como o Cerâmica Santana, que é parte de um roteiro turístico que apresenta, entre outras experiências, o resultado da união de jovens que produzem peças de cerâmica no aglomerado da Serra. O doc mostra, ainda, o bloco afro de favela Seu Vizinho, importante expoente carnavalesco, que gera empregos e impulsiona a formação de músicos, e o projeto Recicla Belô, de catadores e artesãos, que gera valor a partir da destinação correta de resíduos da capital.
 
“Belo Horizonte tem vocação para o acolhimento. É uma cidade viva, feita de encontros, de serviços, de comércios e de cultura pulsante. E o turismo, nesse cenário, é uma força transversal: movimenta a economia, valoriza os territórios, fortalece redes locais e contribui diretamente para o desenvolvimento plural e sustentável da cidade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
 
“Estamos construindo um modelo que pode se consolidar como política pública para outras ações da Belotur — e que também possa inspirar outros destinos a enxergar o turismo como uma força transformadora. Participar da série ‘Turismo Transforma’, da Embratur, é dar visibilidade a esse caminho que já começou. Porque, no fim das contas, ESG é sobre desenvolvimento coletivo. É sobre criar cidades que cuidam — de quem vive, de quem visita e do futuro que queremos construir”, completa a presidente do órgão de promoção turística.
 
Queijo canastra

BH, para os íntimos, volta ao "Turismo Transforma" após participar do terceiro episódio do projeto, centrado em turismo de base comunitária e que traz, como protagonista, o mundialmente famoso queijo Canastra, produzido na serra homônima em Minas Gerais. O mini doc mostra a produção do queijo e o turismo comunitário em área rural, e como todo esse trabalho tradicional transforma a vida dos envolvidos na atividade e chega aos restaurantes da capital mineira, elevando a gastronomia local a níveis internacionais.