Será que todo mundo realmente sabe o que significa a bagagem de mão? É aquela mala que o viajante acomoda nos compartimentos superiores do avião sem precisar despachar, e que deve respeitar limites específicos de tamanho e peso.

 As diretrizes definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitem um peso máximo de 10 kg para a mala, com dimensões que não devem ultrapassar 115 cm, somando medidas de altura, largura e profundidade, e incluindo rodas e alças.

Mas não para por aí. O detalhe é que cada companhia aérea tem suas próprias regras e, sabendo que a mala de mão é um recurso que muitos viajantes usam para economizar, o buscador de viagens Kayak esclarece as regulamentações atuais das três maiores companhias aéreas do Brasil: Azul, Gol e Latam, 

Além disso, orienta o que fazer (ou não) em relação à bagagem de mão em viagens nacionais para os viajantes que estão de viagem marcada e ainda estão decidindo o que levar. 

Leia também:
De malas prontas: 20 coisas que você não pode esquecer de levar na viagem

Políticas para bagagem de mão (Azul)

  • Dimensões máximas: 55 x 35 x 25 cm;
  • Peso máximo: 10 kg;
  • O que é permitido levar na bagagem de mão da Azul em voos nacionais? Roupas, calçados, casacos, jaquetas, acessórios, guarda-chuva sem ponta, travesseiro de viagem, livros, fones de ouvido e dispositivos eletrônicos, incluindo tablets, celulares, power banks e notebooks, medicamentos essenciais e de uso contínuo, produtos de higiene pessoal e frascos aerossóis pequenos.
  • Ponto de atenção: Nos voos dentro do Brasil, cada frasco de produto líquido (ou cremoso) pode ter no máximo 300 g ou 300 ml e a sua somatória não pode passar de 1,2 kg ou 1,2 l.

Políticas para bagagem de mão (Gol)

  • Dimensões máximas:  55 x 35 x 25 cm;
  • Peso máximo: 10 kg;
  • O que é permitido levar na bagagem de mão da Gol em voos nacionais? Artigos de higiene pessoal e remédios (incluindo aerossóis), baterias avulsas de até 100Wh, 2G ou 12V, bebidas alcoólicas, cigarro eletrônico, objetos eletrônicos, medicamentos de uso cotidiano ou emergencial, eletroportáteis, instrumentos musicais e alguns tipos de materiais esportivos.

Políticas para bagagem de mão (Latam)

  • Dimensões máximas: 55 x 35 x 25 cm;
  • Peso máximo: 12 kg (Econômica) / 16 kg (Premium Economy & Premium Business);
  • O que é permitido levar na bagagem de mão da Latam em voos nacionais? Roupas, calçados, casacos, jaquetas, acessórios, guarda-chuva sem ponta, travesseiro de viagem, livros, fones de ouvido e dispositivos eletrônicos, incluindo tablets, celulares, power banks e notebooks, medicamentos essenciais e de uso contínuo, produtos de higiene pessoal e frascos aerossóis pequenos;
  • Ponto de atenção: Nos voos nacionais, é permitido embarcar com 5 garrafas de bebidas alcoólicas que juntas não ultrapassem cinco litros. Os rótulos, embalagens e lacres não podem ser rompidos ou alterados. O teor alcoólico deve ficar entre 24% e 70%.

O viajante já está bem-informado do que pode ou não fazer nos voos das principais companhias áreas brasileiras, mas dicas de quem entende do assunto nunca são demais.

“Para evitar custo extra e transtornos, meça e pese sua bagagem antes de sair de casa e consulte diretamente o site da companhia aérea, mesmo que já tenha checado dias antes, pois pequenas atualizações podem ocorrer sem aviso. Além disso, saber o que levar e como organizar sua bagagem faz toda a diferença para uma viagem sem sustos. Para isso, é importante prepará-la com antecedência”, recomenda Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.

Para aqueles que desejam facilitar e baratear a viagem levando apenas a mala de mão:

  • Objetos de valor: É recomendado que dinheiro, joias e documentos sejam transportados na mala de mão. Despachar itens valiosos pode ser arriscado;
  • Espaço para a volta: Reservar um espaço na mala para trazer lembranças e compras feitas durante a viagem é uma boa estratégia para evitar ficar sem espaço na volta e para economizar, já que comprar outra mala apenas para isso e despachá-la pode custar caro;
  • Organização é tudo: Objetos facilitadores como necessaires transparentes para líquidos, organizadores e compartimentos separados para eletrônicos, facilitam não só a otimização de espaço, mas também a inspeção de segurança. Optar por uma mala leve e funcional também ajuda a manter tudo organizado e acessível.

Se ainda restou alguma dúvida, antes de viajar, é recomendável que o viajante confira a lista completa de itens permitidos e proibidos no site oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou no blog da Kayak.