Quais foram os destinos escolhidos dos brasileiros em 2024? Quais lugares estão se consolidando como escolhas certeiras e quais começam a despontar como as novas promessas do turismo? Essas e outras respostas estão no Anuário Braztoa 2025, lançado nesta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Realizado com a consultoria da Sprint Dados, o estudo oferece um panorama completo da comercialização de viagens no Brasil e no exterior pelas operadoras no Brasil, com análise e retrato do cenário econômico, do comportamento de consumo e tendências de mercado no segmento de turismo de lazer.

  • Em 2024, as operadoras associadas à Braztoa movimentaram R$ 22,09 bilhões em faturamento (25% nas vendas nacionais ou R$ 5,46 bilhões e 75% no internacional ou R$ 16,63 bilhões). Esses números correspondem a 2.290 km de altura de dinheiro empilhado. Foram ainda 9,81 milhões de embarques (60% nacionais e 40% internacionais), ou seja, 54.500 aviões lotados ou 124 Maracanãs lotados.

O anuário também traz informações sobre o perfil dos tipos de produtos adquiridos, as formas de pagamento mais utilizadas, o nível de personalização dos roteiros, entre outras informações.

O estudo apresenta rankings com Top 10 segmentados com os países, cidades e atrações internacionais mais vendidas, além de cidades, estados e atrações nacionais. E ainda apresenta uma lista com os destinos emergentes, aqueles que não estão no topo das vendas, mas vêm crescendo de forma expressiva e atraindo a atenção dos viajantes.

Resumo:

Nacional

  • Região mais vendida: Nordeste
  • Estado mais vendido: Bahia
  • Cidade mais vendida: Rio de Janeiro
  • Atrativo mais vendido: Beto Carrero World

Internacional

  • Continente mais vendido: Europa
  • País mais vendido: Estados Unidos
  • Cidade mais vendida: Orlando
  • Atrativo mais vendido: Parques da Disney

Turismo nacional 

Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024. Um número que comprova a força do turismo doméstico e consolida o país como grande protagonista das escolhas de viagem dos brasileiros.

As escolhas dentro do Brasil mostram a diversidade do país, que combina ícones consagrados do turismo, belezas naturais de Norte a Sul, com destinos que equilibram e conectam os viajantes com experiências de lazer, cultura, natureza e entretenimento.

Destinos, atrativos e experiências internacionais mais vendidos:

  • 1. Beto Carrero World (SC, foto acima, crédito: Getty Images / iStockphoto)
  • 2. Beach Park (CE)
  • 3. Cruzeiros marítimos
  • 4. Cataratas do Iguaçu (PR)
  • 5. Passeios de jangada no litoral
  • 6. Tour pelas praias
  • 7. Jalapão (TO)
  • 8. Resorts
  • 9. City tours
  • 10. Natal (RN)

Entre as cidades mais procuradas estão uma diversidade de experiências oferecidas pelo país, como sol e mar, história e cultura, e mostram como o turismo nacional combina diferentes tipos de vivências, do ecoturismo ao conforto da hotelaria e à imersão cultural nas cidades.

As cidades preferidas:

  • 1. Rio de Janeiro (RJ, foto acima, crédito: Paulo Campos)
  • 2. Porto de Galinhas (PE)
  • 3. Maceió (AL)
  • 4. São Paulo (SP)
  • 5. Porto Seguro (BA)
  • 6 Salvador (BA)
  • 7. Fortaleza (CE)
  • 8. Recife (PE)
  • 9. Vila de Praia do Forte (BA)
  • 10. Natal (RN)

Os Estados mais procurados:

  • 1. Bahia
  • 2. Pernambuco
  • 3. Alagoas
  • 4. Rio de Janeiro
  • 5. São Paulo
  • 6. Ceará
  • 7. Rio Grande do Sul
  • 8. Rio Grande do Norte
  • 9. Amazonas

O estudo ainda apontou os chamados “destinos emergentes”, que são aqueles que ainda não figuram entre os mais vendidos, mas vêm registrando crescimento acelerado e ganhando cada vez mais espaço na escolha dos viajantes. No Brasil, os destaques foram Belém (PA, foto abaixo, crédito: Paulo Campos), Ipojuca (PE), Cumbuco (CE), Bonito (MS), Gramado (RS), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Pipa (RN). Esses destinos indicam tendências de consumo que podem se consolidar nos próximos anos.

As escolhas de viagem dos brasileiros em 2024 evidenciam a amplitude e a riqueza da oferta turística nacional. Entre atrações, cidades e Estados mais vendidos, figuram 12 unidades da federação, abrangendo desde ícones de sol e mar até destinos de natureza exuberante, roteiros culturais, grandes centros urbanos e experiências de entretenimento. 

Quando se somam os destinos emergentes mais citados, o mapa turístico se expande para as cinco regiões do Brasil, revelando um cenário plural e dinâmico, com interesse crescente por novas rotas e vivências autênticas. Essa capilaridade nas escolhas dos viajantes reafirma o papel estratégico do turismo doméstico na geração de renda local, na valorização das identidades regionais e na sustentação de uma malha de serviços que beneficia destinos de perfis variados em todo o país

Turismo Internacional

Com embarques internacionais representando quase 40% das viagens comercializadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024, o interesse por destinos no exterior segue aquecido e cada vez mais diversificado. Os Estados Unidos mantêm a liderança no gosto dos brasileiros, mas destinos europeus e asiáticos vêm ganhando terreno, refletindo um viajante mais aberto a novas experiências e cultura.

Destinos, atrativos e experiências internacionais mais vendidos:

  • 1.  Orlando (parques da Disney, foto acima, crédito: Paulo Campos)
  • 2.  Orlando (Universal Studios)
  • 3. Cruzeiros internacionais
  • 4. Torre Eiffel (França)
  • 5. Seaworld (EUA)
  • 6. City Tours por grandes capitais
  • 7. Parques Temáticos 
  • 8. Disney Paris
  • 9. Machu Picchu (Peru)
  • 10. Palácios da Europa

Cidades mais procuradas:

  • 1. Orlando (EUA)
  • 2. Lisboa (Portugal, foto acima, crédito: Turismo de Lisboa / Divulgação)
  • 3. Paris (França)
  • 4. Roma (Itália)
  • 5. Nova York (EUA)
  • 6. Buenos Aires (Argentina)
  • 7. Miami (EUA)
  • 8. Punta Cana (República Dominicana)
  • 9. Santiago (Chile)
  • 10. Londres (Reino Unido)

Países mais vendidos:

  • 1. Estados Unidos
  • 2. Itália
  • 3. Portugal
  • 4. Argentina
  • 5. França
  • 6. Espanha
  • 7. Chile
  • 8. Tailândia
  • 9. República Dominicana
  • 10. Japão

Na lista dos destinos internacionais emergentes, o interesse crescente por experiências culturais, de natureza e por novas rotas:

  • 1. Tailândia (foto acima, crédito: Getty Images / iStockphoto)
  • 2. Japão
  • 3. Bariloche
  • 4. África do Sul
  • 5. Singapura
  • 6. Emirados Árabes
  • 7. Tunísia
  • 8. Bélgica
  • 9. Costa Rica

O conjunto das atrações, cidades e países mais vendidos mostra que o turismo internacional em 2024 foi marcado por um equilíbrio entre destinos clássicos e novas descobertas. Enquanto ícones consolidados como Orlando, Paris e Nova York seguem no topo, experiências culturais, paisagens exóticas e destinos não tradicionais vêm ganhando espaço, como demonstram as presenças de Tailândia, Japão, Machu Picchu e os palácios europeus nos rankings.

O crescimento de cidades como Lisboa, Roma (foto abaixo, crédito: Getty Images / iStockphoto), Santiago e Punta Cana também aponta para uma ampliação no leque de interesses dos brasileiros, que têm buscado viagens com significado, diversidade de roteiros e conexão com o local. A presença de diferentes continentes nos top 10 revela um perfil de viajante mais curioso, aberto e globalizado, atento a novas oportunidades de vivência ao redor do mundo.

A lista dos destinos mais vendidos e dos destinos emergentes revela não só os lugares preferidos dos brasileiros, mas também um olhar sobre tendências, comportamentos e desejos de viagem. Ela mostra um equilíbrio entre o clássico e o novo, entre o conforto e a descoberta — e evidencia como o turismo se mantém como uma ferramenta poderosa de conexão, desenvolvimento e encantamento.

Além dos rankings de destinos mais vendidos, o estudo oferece um panorama completo do setor, reunindo dados sobre comportamento de compra, preferências de produto, canais de venda, formas de pagamento, níveis de personalização dos roteiros e perfis de viajantes, além de um panorama do que aconteceu no Brasil e no mundo e como impactou o turismo. Um conteúdo robusto que vai além dos números e ajuda a entender os caminhos que o turismo de lazer tem seguido no Brasil e no exterior.

“O Anuário é um retrato vivo de como os brasileiros viajaram em 2024, e, mais do que isso, uma ferramenta estratégica que revela movimentos e tendências que devem orientar o setor nos próximos anos”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

O estudo completo pode ser acessado gratuitamente no site da Braztoa.