Situada no extremo oeste da Patagônia Argentina, A província de Neuquén é conhecida pela sua impressionante paisagem montanhosa, lagos cristalinos e vulcões, para além da sua importância econômica devido aos seus recursos energéticos.

A província faz fronteira com o Chile e está localizada  no Corredor Turístico dos An des Patagônicos, lar de destinos como San Martín de los Andes e Villa La Angostura. Para os brasileiros, há a opção de voar até Bariloche e, de lá, viajar de carro por 190 km até San Martín de los Andes.

1. San Martín de los Andes

Po terra, o visitante chega a San Martín de los Andes pela Ruta Nacional Nº 40 - Foto: Província de Neuquén / Divulgação

A cidade da Patagônia inspira uma variedade de atividades para todos os gostos e é convidativa durante as quatro estações do ano. A apenas 21 km da cidade, fica o aeroporto de Chapelco, que recebe voos domésticos regularmente. Vale a pena visitar Villa Quila Quina, o Lago Lolog, as praias de Catritre e Yuco, bem como a Reserva Centenário e o Passo Hua Hum. Há, também, vários passeios pela cidade e arredores, incluindo um passeio pela orla do Lago Lácar, o Museu Municipal dos Primeiros Colonos, o Museu La Pastera, dedicado a Che Guevara, е caminhadas pelas colinas Ruta Nacional 40 até os mirantes de Bandurrias e Arrayán.

2. Villa Angostura

Passeio de caiaque pelo Lago Nahuel Huapi - Foto: Província de Neuquén / Divulgação

Um verdadeiro paraíso nevado no inverno e о jardim da Patagônia na primavera, esse destino de montanha é o lar da Arrayanes, uma floresta única no seu gênero, com árvores com mais de 650 anos. Rodeada por florestas de coihue, ñire e lengas, junto a lagos e rios de águas cristalinas, e aninhada dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, a Villa La Angostura ostenta uma das mais belas paisagens da Cordilheira de Neuquén. O Lago Nahuel Huapi, juntamente com o Rio Correntoso, são perfeitos para passeios de caiaque, canoagem e windsurfe ou para desfrutar das praias de areia. Durante o inverno, a estação de esqui Cerro Bayo oferece aos visitantes mais de 20 pistas, 12 teleféricos e 200 hectares.

3. Caviahue / Copahue

O Vulcão Copahue pode ser visto de qualquer lugar em Caviahue - Foto: Diego Tobares / Divulgação

Com a força do vulcão Copahue como pano de fundo, o vapor, as fontes termais e lama termal combinam-se para oferecer aos visitantes terapia de bem-estar de dezembro a abril no complexo Termas de Copahue, no sopé do vulcão homônimo. Esses destinos oferecem ainda locais imperdíveis, como a Cachoeira Salto del Agrio (conhecida como "Cachoeira de Fogo"), as florestas de araucárias e as sete cascatas. Caviahue e Copahue distinguem-se pela existência de florestas imaculadas de araucária, conhecida como "pehuén", uma árvore antiga, sagrada e mítica, capaz de viver mais de 800 anos e medir mais de 80 m. A sua semente, o pinhão, é utilizada na culinária regional.

4. Villa Traful

Em um mergulho, o turista descobre a floresta submersa de Villa Traful - Foto: Província de Neuquén / Divulgação

Localizada a 404 km da cidade de Neuquén, essa vila de montanha destaca-se pelas suas atividades multifacetadas: caminhadas, trekking, passeios a cavalo, ciclismo, esportes aquáticos e gastronomia patagônica. Esconde uma floresta submersa numa das margens do Lago Traful. A pesca é outra de suas principais atrações. Os locais de pesca mais procurados incluem os rios Machónico e Pichi Traful, o Lago Traful e o Riacho Catarata. Um ponto
importante a explorar é a região de Cerro Negro e Penitentes, com mirantes que oferecem vistas para o lago e para os vulcões Lanín (do lado argentino) e Villarrica (do lado chileno).Além disso, atravessando o Rio Traful, encontra-se a Gruta da Virgem, situada num penhasco de rocha basáltica.

5. Villa Pehuenia / Moquehue

Passeio de bicicleta nas florestas de macacos de Puel - Foto: Província de Neuquén / Divulgação 

O Circuito Villa Pehuenia-Moquehue é para quem procura a tranquilidade e os sabores da Patagônia. Essas aldeias montanhosas fazem parte da Rota Pehuén: entrar na região é mergulhar na natureza agreste, que, aliada ao desenvolvimento da infraestrutura turística, reforça escapadas repletas de aventura. Desde esportes nos rios - rafting e caiaque ou passeios de barco - até pesca esportiva, passeios a cavalo, escaladas, trilhas entre montanhas e florestas de macacos Puel. No inverno, a experiência é no Parque de Neve Batea Mahuida. A importância da gastronomia em Villa Pehuenia-Moquehue é tal que ali se realiza o Festival Nacional de Chefs.

Serviço:

Como chegar: Você pega um voo até Bariloche e depois percorre mais 190 km até San Martín de los Andes.
Informações: Neuquén Turismo.