A Prefeitura de Ouro Preto vai lançar, nesta terça-feira (19/8), o Guia Ouro Preto Digital durante a feira de turismo Travel Next Minas, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte. A ferramenta, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, que desenvolveu a plataforma em parceria com a startup Interact Place, promete revolucionar o turismo na cidade histórica.
A secretaria considera o guia um marco na digitalização do turismo cultural brasileiro. A plataforma multilíngue integra mapas interativos com geolocalização, rotas temáticas e acessibilidade total. Além disso, oferece realidade aumentada com reconhecimento por Inteligência Artificial (IA), proporcionando uma experiência imersiva e inovadora aos visitantes.
Com recursos em português, inglês, espanhol e Libras, o guia oferece visitas em 360°, mediação cultural e funcionalidades acessíveis, como áudio e fontes ajustáveis. Também tem acessibilidade total com áudio e fonte ajustável, leitor de QR Codes posicionados nos atrativos e relatórios de gestão para apoio às políticas públicas de turismo.
A inovação irá funcionar como "stand digital portátil" para apoio em feiras e eventos e terá acesso facilitado, sem a necessidade do usuário fazer download. É compatível com celular, desktop e óculos de realidade virtual
Leia também:
Conheça o Palácio d' Ouro, novo centro cultural de Ouro Preto, que mescla história, arte e natureza.
Locais contemplados
Inicialmente, o projeto abrange os principais patrimônios históricos e naturais da cidade: Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de São Francisco de Assis, Museu da Inconfidência, Museu Casa dos Contos e Parque Natural Municipal das Andorinhas. A expectativa é de que todos os monumentos e espaços sejam acrescentados ao acervo nos próximos meses.