Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, está a 650 quilômetros de Belo Horizonte. A cidade é conhecida em diversos países como a “capital mundial das pedras preciosas”, mantendo garimpos que movimentam milhões de reais todos os anos.

No Centro da cidade é comum encontrar vendedores de pedras, principalmente na Praça Tiradentes. É lá também que, há mais de 60 anos, uma família de bichos-preguiça convive com a população e turistas. Hoje, estima-se que ao menos 20 animais habitem as árvores da praça. 

Para muitos brasileiros, essa cidade mineira de aproximadamente 140 mil habitantes é apenas um ponto de parada para quem busca refúgio nas praias da Bahia, como Porto Seguro, Trancoso, Caraíva e Prado. É considerada meio de caminho para esses destinos. Mas os empresários locais estão se organizando para mostrar que “Tchó Tchó”, como a cidade é apelidada pelos moradores, pode ser também um destino turístico, especialmente pela gastronomia local, com influências das cozinhas alemã, libanesa e baiana.

Rota da gastronomia

Empreendedores e colaboradores de bares, restaurantes e lanchonetes estão passando por cursos de capacitação e elaboração de novos cardápios a partir do Prepara Gastronomia, realizado pelo Sebrae Minas. A estratégia começou em 2022. Desde então, as empresas registraram em média um aumento de 10% no faturamento.

Para mostrar essa renovação empresarial, está sendo realizado o Festival Gastronomia em Foco. O evento atrai clientes, sensibiliza novos empresários a participar do projeto Prepara e ainda movimenta a economia de toda a região. Neste ano, os pratos participantes do festival precisam priorizar ingredientes disponíveis no Mercado Municipal de Teófilo Otoni.

O Mercado tem quase 100 anos de existência e, por lá, os modos de fazer das carnes de sol, carnes secas e defumados estão preservados: cortes inteiros do boi ou porco ficam expostos ao tempo, espalhados pelos corredores do mercado, recebendo o sal que ajuda a “queimar a carne” e deixá-la no ponto ideal, assim como na época dos tropeiros, entre os séculos XVII e XIX, quando a atividade foi essencial para o desenvolvimento de várias regiões do país.

Carnes seca e de sol no Mercado Municipal (foto: Léo Mendes/O TEMPO)

Considerado um patrimônio vivo do Mercado Municipal, “seu Zezinho do Queijo" tem 77 anos e começou a trabalhar nos corredores do grande galpão aos 15. Proprietário do box que leva o seu nome, já são 63 anos de dedicação à venda de quitutes mineiros, principalmente aqueles que são produzidos na região.

Os variados queijos, a manteiga de garrafa e a Fofa (biscoito típico da cidade, parecido com um pão de mel, mas com receita de influência alemã) estão entre os produtos mais procurados pelos turistas.

“A gente valoriza os produtos interioranos e quer atender bem, a gente se esforça pra isso”, conta o comerciante, sempre sorrindo.

Zezinho do Queijo (foto: Léo Mendes/O TEMPO)

“O mercado valoriza o que é nosso, desperta uma sensação de orgulho e pertencimento, pois tem ingredientes típicos, muitos modos de fazer. Conseguimos apresentar pratos sofisticados utilizando todos os elementos produzidos na nossa região, não precisamos buscar fora”, destaca a chef Sara Jemima, enquanto caminha e apresenta os comerciantes mais antigos do local, alguns deles já na terceira geração à frente do negócio.

A chef Sara também já participou do Prepara Gastronomia e é a responsável pela Matuta Cozinha, um restaurante de quintal que funciona por temporada e apenas mediante reserva. Quase todos os ingredientes que ela utiliza saem do mercado. A Matuta é o único local de Teófilo Otoni que apresenta um “menu em 5 tempos”, com foco em uma experiência gastronômica mais completa e sofisticada, com vários pratos servidos em sequência e harmonizados com vinho.

Chef Sara Jemima (foto: Léo Mendes/O TEMPO)

Festival Gastronomia em Foco

Ao longo do mês de agosto, e até 6 de setembro, Teófilo Otoni recebe o Festival Gastronomia em Foco com 30 restaurantes participantes. Todos os empresários inscritos passaram por um período de capacitação do programa Prepara. Essa é a segunda edição do festival promovido pelo Sebrae Minas.

O critério principal exigido é que os pratos contenham ingredientes vendidos no Mercado Municipal, valorizando a cultura local. E é só andar pelos restaurantes para notar que esses destaques trazem muito queijo, carne de sol, pequi, banana da terra e temperos amplamente utilizados na região. Nos drinks, chamam a atenção a cachaça, licores, café e especiarias.

“Cada receita tem uma história de afeto”, resume emocionada a empresária Polliana Guimarães, da Cacau Flor, que concorre no festival com o sanduíche Pulled Pork e o drink Centelha.

A empresária Polliana Guimarães (foto: Léo Mendes/O TEMPO)

Durante os 30 dias do Gastronomia em Foco, os pratos estão recebendo o voto popular e do júri técnico oculto. Cada cliente pode votar apenas uma vez. Estão sendo avaliados quatro quesitos: atendimento, sabor, drink e experiência gastronômica. Mas o Sebrae destaca que a iniciativa vai além de uma competição: busca divulgar a rota gastronômica e fomentar o desenvolvimento das empresas.

O gerente regional do Sebrae Minas, Rogério Fernandes, explica que, a partir das capacitações, os empresários “estão preparados para empreender, unindo o amor que já tinham pelos negócios a técnicas inovadoras e consolidadas, seja na administração, no marketing, no atendimento ou na criação dos pratos”.

“O Sebrae nos deu um norte. É como se nós tivéssemos uma gaveta bagunçada e aprendêssemos a organizar, reduzir os custos de produção e melhorar a gestão”, relata a empresária Lenísia Costa Laender, que, junto com os três filhos, está à frente da Fazenda Jurema, dedicada à produção de queijos, café e à gestão de uma cafeteria no centro da cidade. Além de abastecer o próprio negócio, a fazenda também atende supermercados, restaurantes e buffets em diversas cidades.

A empresária Lenísia com os filhos Gabriel, Maria e Dora (foto: Léo Mendes/O TEMPO)

O Café Jurema participa do festival com a Banca 76, um sanduíche com focaccia, pernil de porco, queijo derretido e muito mais.

Os votos dos pratos participantes do Festival Gastronomia em Foco de Teófilo Otoni serão recebidos até o dia 6 de setembro. A premiação dos escolhidos pelo público e júri ocorrerá no dia 13 de setembro, durante uma celebração realizada pelo Sebrae Minas. Mais do que eleger vencedores, a proposta é consolidar Teófilo Otoni no mapa da gastronomia mineira e fortalecer sua identidade turística.