Duas dúvidas recorrentes de muitos viajantes são: qual documento devo levar para uma viagem ao exterior: passaporte ou identidade? Posso dirigir lá fora com minha identidade?
Você só pode viajar com a carteira de identidade (RG) nos países que integram o Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As exceção são Guiana, Guiana Francesa e Suriname, que só aceitam o passaporte.
E com um detalhe muito importante: a identidade deve estar em bom estado de conservação e a foto deve ser mais recente e permitir sua identificação, senão eles pedem um outro documento. A carteira de identidade também deve ter sido emitida há menos de dez anos e não pode ser um documento autenticado.
Se você pretende comprar chip de celular em uma operadora, trocar moeda em casa de câmbio ou alugar carro em uma agência durante a viagem, lembre-se que a carteira de identidade pode não ser aceita como documento - nesse caso, os prestadores de serviço geralmente exigem o passaporte. Descubra aqui como solicitar seu passaporte.
Já a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só é válida nos países do Mercosul - especificamente nos Estados Unidos, ela é válida em alguns estados por um período de 90 dias, em outros exige-se a Permissão Internacional para Dirigir (PID), tradução oficial de carteira de habilitação.
A PID é exigida nos países da União Europeia (UE) e na maioria dos destinos do Caribe. Na Ásia e no Oriente Médio, é necessário você conferir a legislação do país visitado. Na China, por exemplo, é necessário obter uma carteira de motorista chinesa, apresentando a CNH e passando por um exame teórico.
Ouça nosso podcast e saiba mais, inclusive como obter a PID.