A nova marca turística de Belo Horizonte foi apresentada pelo prefeito Álvaro Damião durante o 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, encerrado no último sábado (23/8). O posicionamento Te Encontro em BH será utilizado para valorizar e fortalecer o turismo da cidade, além de orientar as estratégias de marketing e promoção de Belo Horizonte nacional e internacionalmente.

"BH é a cidade do sim. Sim, eu posso te encontrar. Sim, eu te encontro em BH. Te encontro no Mercado Central, te encontro na Pampulha, te encontro em Venda Nova, te encontro no Barreiro. O importante é que a gente se encontre em BH", disse Álvaro Damião.

A criação da nova marca turística busca posicionar a cidade de forma mais clara e contemporânea para turistas, investidores e moradores. Com o crescimento da visibilidade do Carnaval, do calendário de eventos e da gastronomia reconhecida internacionalmente, Belo Horizonte passa a contar com um importante ativo de place branding que reflete sua essência: acolhedora, criativa e vibrante.

Confira o vídeo de lançamento:

O prefeito Álvaro Damião lançou a nova marca turística da capital mineira, “Te Encontro em BH”, durante o 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, encerrado no último sábado (23). A proposta é reposicionar Belo Horizonte e fortalecer as estratégias de marketing e promoção. pic.twitter.com/CpnN3pn6np

— O Tempo (@otempo) August 25, 2025

O desenvolvimento da marca envolveu grupos focais com moradores, turistas de lazer e negócios, belorizontinos que residem em outras cidades e representantes da indústria do turismo. O estudo revelou percepções, vínculos afetivos e expectativas em relação à cidade, apontando a necessidade de uma identidade que integrasse o nome institucional “Belo Horizonte” e o apelido íntimo e afetivo “BH”. 

O conceito do posicionamento traduz a cidade como espaço de encontros, relações e experiências. “BH” representa o sentimento; “Belo Horizonte”, o lugar. Ao unir os dois registros, a marca cria um convite universal, conectando moradores e visitantes por meio da hospitalidade e da diversidade da capital. A identidade reforça a imagem da cidade como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante, pronta para receber visitantes de todos os lugares do mundo. 

Leia também:

Casa do Turismo lança portal da capital mineira

A nova identidade visual será de domínio público e contará com um guia de aplicação acessível a hotéis, bares, restaurantes, mercados e iniciativas privadas. A proposta é que todo o trade turístico adote a marca na promoção de Belo Horizonte em diferentes pontos de contato e serviços. A identidade “Te Encontro em BH” será utilizada em campanhas promocionais, feiras internacionais, eventos estratégicos, como a Copa do Mundo Feminina em 2027, da qual a capital mineira será uma das sedes, e em materiais oficiais de divulgação turística.