A Casa do Turismo, antigo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, lança nesta quinta-feira (24/7), no José Café Bar, do hotel Ouro Minas, o portal Visite Belo Horizonte, uma plataforma projetada para ser um ecossistema completo para o turista de negócios, com informações sobre o turismo de eventos na capital. A estratégia é de fortalecer a cidade como um polo de eventos e atrair novos investimentos.
Os números
O lançamento ocorre em um momento de otimismo para o setor de eventos no Brasil, impulsionado pelo expressivo número de 234 eventos internacionais realizados, segundo dados da International Congress and Convention Association (ICCA).
De acordo com estimativa da Casa do Turismo, Belo Horizonte representa quase 5% desse montante, mostrando que a cidade tem se consolidado como um destino relevante e com um forte potencial de crescimento. A força da região é reforçada por dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), que mostram que Minas Gerais foi o segundo estado que mais recebeu viajantes corporativos em 2024, ficando atrás apenas de São Paulo com 13,22% do total.
O portal estará 100% pronto e no ar até o dia 20 de agosto de 2025 e contará com a página no Instagram @visitebelohorizonteoficial.
A presidente da Casa do Turismo, Érica Drumond, destaca ainda que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte detém o maior número de voos para cidades secundárias e é o segundo maior em volume de rotas no país.
O portal
O portal nasce como a principal vitrine da cidade para o segmento. A plataforma foi projetada para ser um ecossistema completo, centralizando todas as informações necessárias tanto para o turista de negócios quanto para o organizador de eventos.
- "Belo Horizonte tem um potencial imenso para receber eventos cada vez maiores, incluindo congressos e feiras de nível nacional e internacional, e para atrair investimentos no setor é necessário um pontapé. É muito bom ver que a cidade está aberta a inovações e oportunidades como esta, que fortalecem toda a nossa cadeia produtiva e nos colocam em um novo patamar de competitividade" - Érica Drumond
A capital mineira vem se consolidando como um dos principais destinos para o turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) no Brasil, graças à sua infraestrutura qualificada, localização estratégica, excelente conectividade aérea e uma ampla rede hoteleira.
Ao navegar pelo Visite Belo Horizonte, os usuários encontram uma estrutura robusta e intuitiva. Em sua usabilidade, os organizadores de eventos vão encontrar um guia completo de fornecedores, com espaços, equipamentos e prestadores de serviço.
O turista encontrará informações gerais sobre hospedagem, gastronomia e atrativos turísticos. A plataforma terá ainda com uma área exclusiva para associados e um blog colaborativo, que trará conteúdos atualizados sobre o que acontece na cidade.
Casa do Turismo
A criação do portal marca também um novo capítulo para a entidade que o idealizou. A Casa do Turismo, nome institucional que sucede o antigo Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, adota uma abordagem mais ampla e integradora.
A marca Visite Belo Horizonte passa a ser o carro-chefe na promoção da cidade, um convite direto e acolhedor para que o mundo descubra a infraestrutura de eventos que a capital oferece.
Ainda segundo Erica Drumond, a lógica que impulsiona a economia local e o papel central da nova ferramenta precisa ser pensada de forma eficiente e descentralizada.
- "O turismo de Belo Horizonte é sustentado pelos eventos. Um calendário robusto, com congressos e feiras de relevância muito bem distribuídos pela capital, é o que movimentará nossos hotéis, restaurantes e serviços durante todo o ano de forma equilibrada. O portal é a nossa principal ferramenta para garantir esse fluxo contínuo e para que o visitante estenda sua permanência, aproveitando nossa cultura e gastronomia” - Érica Drumond
Competitividade e Experiência
Além da estrutura física e da logística favorável, Belo Horizonte se destaca pela competitividade de preços. Comparada a outras grandes capitais, oferece um custo-benefício superior na contratação de serviços como hospedagem, alimentação, transporte e produção. Tudo isso é potencializado pelas riquezas culturais e experiências autênticas que a cidade oferece.
Proximos passos
Com o portal no ar, as próximas ações da Casa do Turismo já estão definidas e são ambiciosas. A entidade focará no fortalecimento da imagem de Belo Horizonte como um destino de eventos de ponta e na prospecção ativa de um calendário ainda mais vigoroso de congressos e feiras.
‘A meta é clara: fazer de Belo Horizonte a escolha natural para a realização de grandes eventos, consolidando de vez sua vocação para os negócios e o turismo”, conclui a presidente da entidade.