O Rio de Janeiro, por si só, já é uma experiência inesgotável – há programas para fazer em praticamente todos os bairros, do Recreio ao Centro. Mas qual é o melhor local para se hospedar na capital fluminense? Escolha um hotel perto do metrô e terá acesso a praticamente todos os bairros das zonas Sul e Oeste, além do Centro. 

Os hotéis da Rede Windsor resumem bem o que um viajante precisa em termos de hospedagem: localização estratégica, bons serviços, quartos espaçosos e confortáveis, chuveiro quentinho e uma área de lazer com bela vista da cidade.

Prestes a completar 39 anos em dezembro, a rede tem 15 hotéis na cidade, abrangendo desde o espectro de lazer até negócios – são oito unidades em Copacabana, três delas de frente para o mar, quatro na Barra da Tijuca, próximos aos grandes centros de eventos, como Riocentro, e três na área central. 

Com Reviver Centro, um projeto da Prefeitura do Rio iniciado em 2021, a área central e bairros adjacentes começaram a ser revitalizados e requalificados, transformando prédios ociosos em moradias e equipamentos culturais.

O Windsor Leme, em frente à praia homônima, tem uma localização privilegiada - Foto: Windsor Hotéis / Divulgação

Na Zona Sul, o Miramar é um hotel boutique cinco estrelas na orla de Copacabana. Outras unidades na região são a Windsor California, Windsor Leme e Windsor Excelsior, que proporcionam conforto e vistas privilegiadas da orla carioca. Já o Windsor Martinique, Windsor Copa e Windsor Palace são opções compactas, para quem busca praticidade. 

No Catete, o Windsor Florida se destaca como uma alternativa próxima ao centro cultural e boêmio da cidade.No Centro, o Windsor Guanabara e Windsor Asturias são sugestões para quem quer ficar próximo do aeroporto Santos Dumont. Na Barra da Tijuca, Zona Oeste, a Rede Windsor opera quatro unidades: Windsor Barra, Windsor Marapendi, Windsor Oceanico e Windsor Tower.

Quarto de casal do Windsor Leme, um hotel que oferece conforto sob medida - Foto: Windsor Hotéis / Divulgação

Na Zona Sul, o Windsor Leme é a melhor opção para as famílias com filhos – tem quartos amplos, atendimento personalizado, uma rooftop com uma vista privilegiada das praias de Copacabana e Leme, com piscina de borda infinita, e está a poucos metros de uma das áreas mais tranquilas da cidade, a praia do Leme. 

São 225 apartamentos com cerca de 30 m² e diferentes configurações (standard, superior e luxo nas versões double e twin, com cama de casal ou duas de solteiro, além de suítes júnior e executiva e quarto familiar, de 68 m², com ambientes para acomodar quatro adultos e duas crianças).

Sala de estar da Suíte Presidencial do Windsor Leme - Foto: Windsor Hotéis / Divulgação 

Recentemente, o hotel lançou a suíte presidencial, com quarto, sala de estar, mesa de jantar e lavabo com banheiro com banheira de hidromassagem.

  • "O Windsor Leme passou por um retrofit recente, com a reformulação do hall entre 2023 e 2024, a modernização dos apartamentos, a fachada e o lobby renovados e o lançamento da suíte presidencial. É um hotel em uma área com uma faixa de areia tranquila, numa localização exclusiva, ótimo para quem os pais que viajam com os filhos”. (Vítor Almeida, gerente de marketing da Rede Windsor Hotéis)

Um dado interessante refere-se ao fundo de manutenção, uma prática normal da hotelaria em destinar uma verba para a preservação dos prédios. Enquanto outros hotéis destinam 3%, a Windsor, 7%. “Este é um dos diferenciais da Rede. Prezamos muito pela manutenção e estrutura das nossas unidades”, explica.

Uma governança e o investimento em serviços são os trunfos da rede para fidelizar os hóspedes. “Ter uma governança própria faz com que os serviços tenham mais consistência”, enfatiza Almeida. 

Ele ressalta o alto investimento em serviços, como treinamento dos colaboradores: “A parte de serviço tem uma atenção, uma energia, voltada para a excelência. Não estamos preocupados com a primeira venda, mas em fidelizar o cliente, para que ele indique o hotel para um amigo, um conhecido”, acrescenta. O resultado é uma ocupação de 82% no primeiro semestre deste ano nos hotéis da rede no Rio.

O espetáculo "Hair", em cartaz no Teatro Riachuelo, um dos parceiros culturais da rede Windsor Hotéis - Foto: Paulo Campos

A Rede Windsor também firma parcerias com espetáculos do Rio de Janeiro e normalmente presenteia o hóspede com uma experiência cultural. 

Entre os parceiros estão o Teatro Riachuelo, atualmente com a temporada de sucesso do musical “Hair”, o Clube do Samba, um movimento de arte, cultura e educação fundado por João Nogueira, e o Harpa Festival, um dos maiores festivais de harpa do mundo, entre outros. Almeida destaca que a rede sempre está de olho no calendário de eventos da cidade, apoiando eventos como Rio Innovation, Rio 2C e HackTudo.

  • O café da manhã é um dos melhores entre os hotéis do Rio, com uma variedade de alimentos, incluindo frutas, pães, bolos, sucos, tapiocas e omeletes e uma linha fitness. No restaurante, o menu oferece massas, como o nhoque de cogumelos e o ravioli de abóbora e camarões, peixes e frutos do mar, com o arroz de frutos do mar e o bacalhau assado, e carnes, como a coxa de pato confit e paleta de cordeiro, além de menu kids, saladas e sobremesas. 

Para os clientes que querem viajar, mas não têm com quem deixar os seus animais de estimação, o Windsor Leme oferece serviço pet friendly, em que são aceitos cães e gatos de até 5kg, mediante o pagamento de uma taxa adicional por dia. O hotel oferece um tapete higiênico por dia, potes para refeição e água, cobertor e serviços de apoio, como indicação de passeadores e clínicas veterinárias.

O complexo de Convenções envolve três hotéis: Windsor Barra, Windsor Oceanico e Windsor Tower - Foto: Windsor Hotéis / Divulgação 

O Rio de Janeiro vive um momento único com grandes shows e eventos. Todo esse movimento tem ecoado na hotelaria – a ocupação média nos hotéis no primeiro semestre saltou de 70,13% em 2024 para 78,35% neste ano. Um dos investimentos mais significativos da Windsor está na Barra da Tijuca – o Centro de Convenções tem 2.500 m² distribuídos em 98 salões multiuso, com o maior comportando até 2.500 pessoas. 

“O turismo de negócios é competitivo e fundamental para manter a saúde do hotel e a ocupação hoteleira”, reconhece Almeida.  Já no Windsor Leme, um andar exclusivo comporta seis salões com capacidade para até 120 pessoas.

O rooftop do Windsor Florida: hotel no Catete está próximo da boemia da Lapa e a poucos passos do metrô - Foto: Windsor Hotéis / Divulgaçao 

No total, a rede familiar e 100% carioca oferece 4.168 quartos e, com 3.800 colaboradores, aposta no turismo de lazer e de negócios em hotéis com diferentes perfis. A diária média está em torno de R$ 750 o apartamento duplo. Para fidelizar o hóspede, criou o Windsor Plus, um plano de fidelidade que oferece descontos em hospedagens, restaurantes, lojas e experiências na cidade.

 “Não queremos apenas oferecer hospedagem, mas aumentar a experiência do turista no Rio. E o público mineiro, principalmente familiar, tem crescido bastante”, conclui Almeida.

Serviço:

Windsor Leme: Avenida Atlântica, 656, Leme. Diárias a partir de R$ 751,03 (para duas pessoas em apartamento superior com café da manhã). Valores de diárias em setembro de 2025. As tarifas podem variar de acordo com a temporada escolhida. Para informações e reservas, acesse Windsor Hotéis.