A 12ª edição do Festival do Peixe de Lagoa da Prata entra nas últimas semanas como um dos principais eventos gastronômicos de Minas Gerais. Realizado pela Associação de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Acelt), o festival reúne 14 bares locais em torno da culinária típica do peixe.
Mais do que um concurso, o festival valoriza a tradição pesqueira de Lagoa da Prata, cidade banhada pelo rio São Francisco e cercada por lagoas, que historicamente fazem do peixe um dos símbolos de identidade.
Durante quatro semanas, o público teve a oportunidade de experimentar pratos, participar de sorteios e votar digitalmente nas categorias como melhor prato, atendimento e cerveja mais gelada.
Segundo Maiquel Moura Amaral, comerciante de peixes da cidade, os resultados deste ano superam os de 2024: “Estamos falando de quase 5.000 kg de peixes comercializados em quatro semanas. É um volume extraordinário que demonstra a grandeza e o sucesso do festival”.
Cada um dos bares participantes está vendendo, em média, 100 kg de peixes por semana, confirmando o recorde de vendas desta edição. O público tem até domingo (31/8) para degustar os pratos concorrentes, votar e participar das promoções.
O encerramento oficial acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, na Praia Municipal, com praça de alimentação, festival de chope e shows.
A lista dos bares participantes e pratos concorrentes podem ser acessados no site Festival do Peixe ou no Instagram @festivaldopeixemg