Show de cores

Aeronave Ararinha Azul é apresentada em Campinas

Avião mais colorido da América do Sul, o modelo Embraer E195-E2, da Azul, conta com 58 cores diferentes e retrata símbolo da fauna brasileira

Por Paulo Campos
Publicado em 03 de dezembro de 2020 | 16:59
 
 
 
normal

A Azul está realmente disposta a colorir os céus do país. A companhia aérea apresentou nesta quinta-feira (3), em Campinas (SP), seu mais novo avião, o Ararinha Azul, um modelo Embraer 195-E2, que passa a ser a aeronave com a maior variedade de cores da aviação comercial da América do Sul. A assessoria da Azul confirmou que alguns voos com o avião colorido estão programados para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

O avião tem uma harmonia de cores e estampa em sua fuselagem seis ararinhas azuis e ícones da flora brasileira. Por conta da complexidade de formas e das 58 diferentes cores utilizadas, a pintura consumiu três vezes mais tempo - geralmente um avião com as cores da companhia leva três dias para ser pintado - e custou duas vezes mais (cerca de R$ 300 mil).  Para pintar o Embraer 195-E2, foram necessários cerca de 60 galões de tinta e 40 de verniz. 

“Esse é o avião mais belo que já vi em toda a minha vida. É um orgulho para nós poder voar essa aeronave, que é a maior já fabricada no Brasil e com a pintura mais complexa e colorida do país", destaca John Rodgerson, presidente da Azul. Há cerca de dez anos a Azul costuma colorir as aeronaves em apoio à campanha Outubro Rosa, ícones de sol e praia para comemorar o verão e mais recentemente pintou a bandeira do Brasil na fuselagem.

Projeto

O projeto do Ararinha Azul foi criado em parceria com a empresa de tintas AkzoNobel, dona da marca Coral. "Temos tecnologias que fazem com que uma tinta ajude a economizar combustível de embarcações e gerar créditos de carbono”, conta Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América do Sul. Além disso, a pintura da fuselagem não serve apenas para embelezar a aeronave, mas visa protegê-la contra a corrosão.

Para desenvolver o conceito do Ararinha Azul foi convidado o grafiteiro Pardal. O avião também tem na traseira da fuselagem a estampa de um pardal, a ave que leva o apelido do artista. O artista paulista, um dos contratados da produtora Dionísio Arte, é conhecido pelos murais em edifícios em diversas regiões de São Paulo - uma de suas pinturas na região central são exatamente pássaros. Seu estilo de desenho é pontuado por cores fortes, vivas e marcantes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!