Neve

Algo de novo em estações argentinas e chilenas

Temporada de esqui na América do Sul começa neste mês com muitas novidades; fortes nevascas desde março antecipam visitantes no Chile

Por Tânia Ramos
Publicado em 24 de junho de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Descontos em hotéis, aulas especiais e aplicativos para alugar material para esportes de neve. Essas são algumas das novidades da temporada de esqui na América do Sul, que começa neste mês e vai até setembro, na maioria das estações de esqui do continente, ou outubro, como é o caso da chilena Portilho (até o dia 1°) e Ushuaia, destino argentino que vai funcionar até meados do mês.

No Chile, onde fortes nevascas vêm acontecendo desde março, a abertura das estações de esqui foi antecipada, e as instalações já recebem turistas de todo o mundo. Com a expectativa de uma temporada de muita neve, as perspectivas em Nevados de Chillán são bastante otimistas. Lá, são esperados “cerca de 100 mil turistas apaixonados por esportes de neve”, segundo a diretoria do Nevados de Chillán Mountain Resort, Ski & Hot Springs.

Considerado o mais importante centro de esqui do sul do Chile, o Nevados de Chillán tem como principal novidade da temporada a abertura do novo lift triplo El Refugio, que dará acesso a Três Marias, a mais longa pista de esqui da América do Sul, com 13 km de extensão e descidas entre árvores e bosques milenares.

Distantes apenas 60 km de Santiago, as pistas de Valle Nevado foram abertas em 26 de maio, mas foi ontem que os hotéis começaram a funcionar, e, hoje, acontece a festa de abertura com um show de boas-vindas e, para fechar o dia, uma sunset party com o tema “A Luz e o Fogo”, no Mirador del Valle, com banda convidada, DJ e opções gastronômicas.

Aplicativo

Neste ano, os frequentadores podem alugar equipamentos por meio do aplicativo Rental Mobile, e retirar direto na loja. O bilhete eletrônico Valle Plus, lançado em 2016, ganhou um upgrade tecnológico. Algumas pistas da estação foram ampliadas e agora contam com operação simultânea de fabricação de neve, o que deve garantir boas condições de esqui mesmo que não haja neve o suficiente.

Outras inovações de Valle Nevado são o Vintage Day e o Crazy Hat Day, que prometem descontos e prêmios a quem aparecer por lá usando, respectivamente, roupas vintage ou chapéus malucos.

Em Portillo, a 160 km da capital chilena, a temporada – começou no último dia 17 e vai até 30 de setembro – investe em semanas temáticas para agradar a todo tipo de esquiador, além de gratuidade para uma ou duas crianças até 11 anos, em datas selecionadas. Nas Semanas da Família (entre os dias 8 e 29/7), haverá programações especiais para crianças, por exemplo. Na do Vinho (29/7 a 5/8) e no Wine Fest (19 a 26/8), haverá um festival dedicado aos rótulos produzidos no país.

 

De estações de esqui de Bariloche ao fim do mundo

Queridinha de brasileiros adeptos dos esportes de neve, a estação de esqui de Bariloche, na Argentina, tem um trunfo para atrair mais visitantes nesta temporada. Com o fim do imposto local sobre hospedagem para turistas estrangeiros, as diárias dos hotéis podem ficar até 21% mais baratas no destino de inverno argentino.

Outra vantagem para os brasileiros é que haverá mais voos extras do Brasil para lá. A Latam, por exemplo, terá rotas diretas de São Paulo às sextas, sábados e domingos, em julho, e sábados e domingos, em agosto. A Azul vai operar uma linha extra, sem conexões, de Campinas, aos sábados de julho e agosto.

Diversão

Quem for neste inverno, poderá conhecer a nova confeitaria giratória no topo do Cerro Catedral, a mais alta estação de esqui da região. Já neva por lá, mas a temporada só abrirá oficialmente no dia 9 de julho.

Em Ushuaia, cidade que se autointitula “el fin del mundo”, a estação Cerro Castor, a mais austral do planeta, ampliou a ligação entre os circuitos Gaviota Austral e Las Lajas, criando mais 400 m de área de esqui. A estação também investiu em novos canhões de neve artificial nas pistas Caminito del Bosque e Avutarda. A temporada, que começou ontem, vai até meados de outubro.


Amantes de esportes de neve se preparem: as estações de esqui do Hemisfério Sul já estão bombando


Deslize de esqui sob o vulcão

Aos pés do vulcão Lonquimay, na Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas, a estação chilena Valle Corralco é uma alternativa para os amantes dos esportes de neve. Com desnível de pouco mais de 500 m – de 1.480 m de altitude a 2.300 m –, há opções para toda a família, de pistas negras para experts a verdes para principiantes.

A estação ainda oferece caminhadas com raquetes para o vulcão Lonquimay e trilhas pelos bosques de araucária Pehuenco e Salto Colorado.

Próximo à cidade de Temuco – a 718 km de Santiago –, a grande inovação da estação será o snowkite, uma mistura de esqui com a pipa de kitesurfe. Os interessados podem aprender a modalidade em aulas de duas horas a US$ 100. Para inspirar os iniciantes, haverá demonstrações de

Neste inverno, a estação terá um novo bilhete eletrônico, que faz com que os portões de acesso às pistas se abram automaticamente quando o turista se aproxima. A estação funciona desde sábado passado.

 

Em primeira mão

Valle Nevado:
. Aluguel de equipamentos pelo aplicativo Rental Mobile
. O bilhete eletrônico Valle Plus ganhou um upgrade
. Algumas pistas, ampliadas, contam agora com fabricação simultânea de neve

Valle Corralco:
. Inovação, o snowkite é uma mistura de esqui com pipa do kitesurfe, com aulas de duas horas a US$ 100
. Estação terá um novo bilhete eletrônico, que abre os portões de acesso às pistas com a aproximação do visita

Portilho:
. Terá programação temática:
Semanas da Família: 8 a 29/7
Semana do Vinho: 29/7 a 5/8
Wine Fest: 19 a 26/8

Nevados de Chillán:
. A novidade é o lift triplo El Refugio, que dará acesso à Três Marias, a mais longa pista de esqui da América do Sul

Bariloche:
. Diárias de hotel até 21% mais baratas
. Mais voos extras do Brasil para lá, operados por Latam e Azul, de julho a agosto
. Nova confeitaria giratória no topo do Cerro Catedral

Cerro Castor (Ushuaia):
. Ampliou a ligação entre os circuitos Gaviota Austral e Las Lajas, criando mais de 400 m de área esquiável
. Investiu em novos canhões de neve artificial em Caminito del Bosque e Avutarda

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!