Birdwatching

BH vai reunir observadores de pássaros de todo o Estado no Avistar Minas

Evento acontece no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e terá apresentações, workshops, oficinas de arte e saídas guiadas

Por O Tempo
Publicado em 25 de julho de 2023 | 16:39
 
 
 
normal

O Avistar Minas, um dos maiores encontros de observadores de ave do Estado,  já tem data marcada. O evento acontece de 18 a 20 de agosto, no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, para promover a atividade e a relação das pessoas com a natureza. Esse é o primeiro encontro dos aficionados pelo birdwatching após um hiato de dois anos devido à pandemia. A expcetativa é que mais de 300 pessoas se inscrevam no evento.

Serão três dias de atividades no espaço da ciência no bairro Coração Eucarístico, com palestras e mesas de conversa envolvendo diversos temas relacionados às aves, oficinas, "passarinhadas" (atividades em que os participantes têm experiências únicas de interação com a natureza e as aves) e atrações kids (atividades lúdicas e educativas para crianças).

Privilegiado por sua rica biodiversidade, Minas Gerais abriga três biomas – Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica – e apresenta aproximadamente 40% de toda a avifauna nacional, segundo o biólogo e guia de turismo Eduardo Franco, organizador do Avistar Minas e proprietário da Minas Nature Turismo. O Estado é um dos destinos mais procurados por observadores de aves tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Segundo a plataforma Wikiaves, líder de registro de observações de aves no Brasil, Minas Gerais ocupa a segunda posição em quantidade de usuários cadastrados e a quarta posição em número de espécies de aves registradas. Além disso, no eBird, plataforma global de ciência cidadã para observações de aves, o Estado ocupa a sexta posição em número de espécies registradas.

Nesta edição, o Avistar Minas 2023 presta uma emocionante homenagem a Santos D'Angelo Neto, carinhosamente conhecido como "Santão", naturalista ndo Nortede Minas que deixou um legado imensurável. Santos foi um apaixonado pelas aves e pela natureza, unindo ciência, arte e meditação em suas jornadas. Sua contribuição à ciência foi significativa, com dezenas de artigos científicos publicados e diversas descobertas sobre as aves e a vegetação de Minas Gerais. Além disso, como professor, ele formou inúmeros naturalistas e como artista, deixou um legado de ilustrações que serão expostas no evento.

Outro destaque do Avistar Minas é o seminário "Observação de Aves: Diversificando o Turismo em Minas Gerais", que acontecerá no dia 18 à tarde, antes do evento para o público. O seminário tem como objetivo apresentar o potencial da observação de aves como um produto turístico oficial do Estado de Minas Gerais. É uma oportunidade única de imersão intensiva para gestores públicos e atores do trade no mundo do birdwatching.

Para mais informações sobre o evento e para garantir a participação, acesse o site Avistar Minas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!