Quarto de hotel

Como detectar câmera escondida

Para tranquilizar os viajantes, trazemos uma valiosa dica de como descobrir tais aparelhos de gravação, mesmo sem ser um expert em TI

Por Tânia Ramos
Publicado em 11 de novembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Depois do episódio ocorrido no mês passado com um casal norte-americano em Longboat Key, na Flórida – em que foi descoberta uma câmera escondida no detector de fumaça sobre a cama do apartamento, alugado pelo Airbnb –, mais um possível problema passou a preocupar os viajantes: a garantia de privacidade em acomodações de aluguel ou de quartos de hotéis ao redor do mundo.

Então, nessa época de dispositivos inteligentes de gravação e pinholes (lentes minúsculas), além de inescrupulosos dispostos a ganhar com a privacidade dos outros, é preciso muito cuidado. Por isso, mostramos um método de como detectar câmeras escondidas, que, embora ainda não tenha sido testado por nós, pode tranquilizá-lo em sua próxima viagem.

Para bancar o Sherlock Holmes, basta estar munido de seu celular e, ao chegar ao quarto, fechar as cortinas, apagar as luzes, ligar a câmera do telefone, sem acionar o flash, e girar ao redor do quarto (e demais cômodos, como antessala e banheiro) com seu celular. Se aparecer um ponto vermelho na tela do aparelho, significa que tem uma câmera escondida no local. Ou seja, não é preciso trabalhar com tecnologia de informação, como o norte-americano Derek Starnes (do episódio da Flórida), para resguardar sua privacidade.

Olho mágico

Sem querer ser alarmista, mas ninguém quer ser surpreendido com suas imagens privadas expostas na internet. Eu aconselho os viajantes a repetirem essa operação sempre que retornarem a seus aposentos.

Afinal, outro episódio de filmagem secreta, também nos EUA, expôs a repórter esportiva Erin Andrews, do Fox Sports. Em 2008, ela foi filmada nua em um quarto de hotel, em Nashville, pelo olho mágico. Em março do ano passado, ela foi indenizada em US$ 55 milhões, com 51% pagos por Michael David Barrett (executivo do setor de seguros e autor do vídeo) e o restante, pelo grupo proprietário do hotel.

“Dentro de um cenário psicocoletivo cada vez mais bizarro, cada vez que um hóspede sai é preciso checar bem o quarto”, diz Maarten Van Sluys


Gasto com segurança ainda é baixo no Brasil

O quesito segurança é uma das principais preocupações das redes hoteleiras, afirma a gerente do Clan Glass Business Tower Hotel, Suzana Diniz. Na unidade de Belo Horizonte, segundo ela, há um eficiente sistema interno de segurança, que cobre as áreas comuns e a garagem. “É nossa responsabilidade garantir a integridade de nossos hóspedes e funcionários”, enfatiza, destacando que as camareiras estão treinadas para verificar se tem algo estranho nos quartos quando os hóspedes fazem o check-out.

O diretor dos hotéis San Diego, do grupo mineiro Arco, e especialista em segurança hoteleira, Maarten Van Sluys, explica que a questão da segurança envolve vários aspectos, como invasões e arrombamento de apartamentos, mas principalmente segurança digital.

“A atualização do sistema é briga permanente”, assegura Van Sluys, adiantando que, hoje, todo hotel tem que trabalhar dentro do marco civil da internet e cadastrar o cliente para ele usar o Wi-Fi, o que vai mostrar todas as suas buscas online e, assim, dificultar para o criminoso digital que tentar capturar os dados do clientes, como os de cartão de crédito.

Contudo, ele ressalva que, “do gasto anual dos hotéis com conservação e manutenção, só 17%, em média, é destinado à segurança no Brasil, quando deveria ser quase 50%, como ocorre em outros países”.

 

Passo a passo

Como proceder para verificar se há alguma câmera camuflada em suas acomodações:

Feche as cortinas e apague as luzes do quarto;

Ligue a câmera do telefone, sem acionar o flash, e gire ao redor do quarto (e demais cômodos, como antessala e banheiro) com seu celular;

Se aparecer um pontinho vermelho na tela do aparelho, significa que existe uma câmera escondida no local.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!