Viaje de casa

Conheça os cenários da série 'Bridgerton' no Reino Unido

Fenômeno da Netflix foi quase toda gravada em Bath, cidade fundada pelos romanos e Patrimônio Mundial da Unesco

Por Paulo Campos
Publicado em 21 de janeiro de 2021 | 09:00
 
 
 
normal

Mal estreou na Netflix em 20 de dezembro e "Bridgerton" bateu um recorde no serviço de streaming: já foi assistida por mais de 63 milhões de espectadores nas primeiras semanas. É também, segundo levantamento do Google, a palavra mais mencionada pelos internautas no site de busca.

O fenômeno da Netflix não tem nada demais se comparado a outras séries históricas em termos de narrativa, mas com certeza os cenários devem virar, a exemplo de outras produções do canal, como "Outlander" e "The Crown", um interessante roteiro para os turistas.

A trama é ambientada no Reino Unido do início de 1800 e acompanha, resumindo, a desventuras da filha mais velha da família Bridgerton, Daphne (Phoebe Dynevor), na busca por um casamento bem-sucedido na alta sociedade, ao mesmo tempo em que busca um amor verdadeiro.
Adaptação do primeiro dos nove livros da saga romântica de Julia Quinn, publicada entre 2000 e 2013, a trama é ambientada em Londres, mas as cenas externas foram filmadas no condado de Hampshire, a menos de uma hora da capital britânica, especialmente na cidade de Bath.

Com suas edificações georgianas bem-preservadas, Bath é famosa por conta da escritora Jean Austen, que ambientou na região a trama de uma de suas obras-primas, "Orgulho e Preconceito". Hoje, há até um roteiro que ensina passo a passo os locais a serem visitados pelos turistas.
Fundada há 2.000 anos, Bath (banho, em inglês) é famosa, claro, pelos banhos romanos. É nítida a influência romana, com aquedutos, pontes  e anfiteatros. A 90 km da estação londrina de Paddington, muitos turistas a visitam em um bate e volta, o que não deixa de ser um sacrilégio.
Bath merece, pelo menos, duas ou três noites para o turista visitar o Centro Jean Austen (e refazer seus passos pela cidade), experimentar o chá mais famoso do país, no Salão de Chá Regency, e passar pelos locais onde foram filmados a série, entre eles o Circus, trabalho do arquiteto John Wood, inspirado no Coliseu de Roma.

Pulteney Bridge 
A ponte Pulteney, do século XVIII, foi construída por William Pulteney para abrir a cidade além do rio. A ponte isola a antiga Bath da moderna. Sobre os banhos, reza a lenda que quando os romanos chegaram a Bath, encontraram um santuário celta em homenagem à deusa Sulis. Ao lado dos banhos termais estão as saunas Pump Rooms, salas elegantes onde a sociedade se encontrava para banhar-se de água saudável.

Mas não deixe Bath sem comer o pão de Sally Lunn, o preferido de Jane Austen, e visitar a padaria onde ela cozinhou receitas deliciosas. A construção remonta os tempos medievais. Pouco se sabe de Sally, jovem refugiada francesa que chegou em Bath em 1680 e fundou uma padaria.

Para quem quer um mergulho na obra de Jane Austen, o conselho é programar uma viagem a Bath para setembro. Entre os dias 8 e 17 acontece o Festival Jane Austen, que tem programação com uma série de eventos teatrais, musicais e gastronômicos, como degustação de delícias da época, além de desfile de vestidos clássicos e de bailes pelas ruas da cidade.

Royal Crescent 
Em Bath, caminhar por Stall Street e Bath Street é reviver além do romance “Persuasão”. A cidade ainda  preserva mansões georgianas que serviram de moradia para os nobres. A Royal Crescent é uma das poucas que pode ser visitada. Na série, ele surge logo na primeira sequência do episódio 1.

Construído entre 1767 e 1775, a edificação semi-circular é o maior exemplo de arquitetura georgiana do Reino Unido. Projetada em torno de um gramado, ao lado do Royal Victoria Park, é um conjunto de casas enfileiradas - daí o nome crescent. Nas extremidades estão um hotel de luxo e um museu.

O museu deve ser reaberto em abril. O interior está decorado e mobiliado como no final dos anos 1700. Os quartos dispõem de móveis históricos e objetos que revelam como era o luxo dos moradores naquela época. Na série, a fachada aparece como a residência da família Featherington.

Abbey Green
O Abbey Green é outro ponto a ser visitado. No outro lado da York Street, está escondido atrás dos Banhos Romanos e de cafés como Hands Georgian Tearooms e Mrs Potts Chocolate House. A loja e o café lá, Pickled Greens, foram transformados na Modiste, loja de vestidos que é chave para a história. Perto do Abbey Green está uma abadia gótica, outro cenário recorrente da série, utilizado para representar o Convent Garden, em Londres.

Assembly Rooms
Cenas dos bailes, um dos importantes elementos narrativos da série, foram gravados nos salões do Assembly Rooms, inaugurado, em 1771, como um ponto de encontro para a alta sociedade, que costumava jogar cartas e organizar danças e concertos. É um bom lugar para contemplar a decoração de majestosos candelabros de cristal, originais do século XVIII. A edificação também é citada no romance "Persuasão", da escritora Jean Austen.

The Fashion Museum
"Os salões mais elegantes do reino", como eram chamados à época o Assembly Rooms, ainda hoje recebem eventos particulares. A atração do prédio é o Fashion Museum, localizado nos andares baixos e que reúne roupas e acessórios de  diversos períodos, entre eles vestidos e ternos que poderiam muito bem fazer parte do figurino de "Bridgerton". Você pode desembolsar algumas libras para se fotografar com as vestimentas de época.

Guildhall
Outra sala de banquetes no Guildhall (na tradução, "casa de guilda", local onde o cidadão pagava suas taxas), de 1775, foi usada para cenas de baile na série - aprecie sua arquitetura eloquente no tour virtual do site bathvenues.com.uk. Com localização central, o Guildhall é um elegante prédio georgiano, com grandes escadarias e elegantes detalhes em gesso. A sala de banquetes é requintada e altamente decorada com ornamentos dourados, pinturas históricas e tetos altos. Hoje, o prédio abriga a prefeitura da cidade e não está aberto à visitação, exceto quando ocorrem eventos culturais.

Holburne Museum
Ainda na categoria museu, a fachada elegante do Holburne Museum, na Great Pulteney Street, é a residência de Lady Dandury e do duque de Hastings na série. O exterior também foi usado como a entrada de uma das cenas de baile. O edifício é listado como Grau I e foi originalmente projetado e construído como um hotel, mas agora abriga uma coleção de belas artes decorativas (pinturas, objetos e esculturas) da arte inglesa à renascentista.

Bath Street
Com suas colunatas impressionantes e calçada de paralelepípedos, Bath Street é incrivelmente pitoresca. Foi construída pelo arquiteto georgiano Thomas Baldwin em 1791, que também construiu o Cross Bath, que você encontrará no final da Bath Street, uma piscina histórica onde as águas borbulham do solo a uma temperatura de 46°C. Em frente, você encontrará o famoso Thermae Bath Spa, o único spa termal natural da Grã-Bretanha.

Ruas de Bath
Toda a trama de "Bridgerton" se passa sem Londres, mas as cenas externas, de rua, foram filmadas nos logradouros de Bath Street, Trim Street e Beauford Square. Bath Street, por exemplo, se presta bem a filmagens e tem sido usada como cenário para muitos filmes e produções de televisão, incluindo a adaptação d o romance "Persuasão", de Jane Austen.

Beauford Square é uma praça com casas de dois andares construída em 1730. O lado sul é formado pela fachada original para o Theatre Royal Bath, e no centro havia um jardim comunitário. Agora é um gramado retangular, cercado por grades de ferro forjado. O interior de uma loja na Trim Street, na esquina da Beauford Square, também faz parte da série.


LONDRES


Ranger’s House
Em Londres está um dos principais cenários,  a residência da família Bridgerton, que dá título à série. A filmagem utilizou a fachada da construção situada na fronteira do Greenwich Park. Ela abriga uma coleção de arte Wernher, que consiste em joias, porcelanas, tapeçarias, esculturas e pinturas dos séculos XIX e XX reunidas pelo milionário Julius Wernher.

Hatfield House
As cenas do Gentlemen 's Club e do baile do episódio 4 foram filmadas no famoso Marble Room da Hatfield House, cujo destaque é o piso quadriculado em preto e branco. Essa fabulosa mansão ao estilo jacobino aparece em muitas produções de TV e cinema, como 'Mulher Maravilha", 'Rebecca", "A Favorita" e "Enola Holmes''. Mas você vai lembrar dela do filme "Batman", de Tim Burton, como a mansão de Bruce Wayne. Salões do clube também foram filmados no The Reform Club, agremiação da rua Pall Mall que  já teve o presidente Winston Churchill como membro.

Residência da rainha Charlotte

A Rainha Charlotte, sem filtros e a queridinha de todos, viaja entre o Palácio de Buckingham e o Palácio de St. James na série. As cenas nesses locais foram, na verdade, gravadas em várias casas senhoriais inglesas. O momento icônico do primeiro episódio, em que as debutantes são apresentadas ao monarca no baile da Rainha Charlotte, foi filmado no Double Cube Room da Wilton House. A Long Gallery, em Lancashire House, também foi utilizada para retratar ambos os palácios e para todas as filmagens externas, assim como o esplendoroso Palácio de Hampton Court (foto acima), em Richmond-upon-Thames.

SALISBURY


Wilton House
A Wilton House, na pequena vila de Wilton, nos arredores da cidade de Salisbury, duas horas ao sudoeste de Londres, é um palacete rural usado para retratar a residência extravagante do duque de Hastings. Essa mansão foi a residência dos condes de Pembroke por mais de 400 anos. E ainda hoje o 18º detentor desse título e sua condessa vivem por ali.
O casal já está acostumado com os turistas, já que o palacete já apareceu na série "The Crown" e no filme "Orgulho e Preconceito". A entrada e o salão principal, assim como o corredor de retratos, fontes e pátios, aparecem na série. Outras cenas em Hastings House foram filmadas na Syon House, em Brentford, e na Badminton House, em Gloucestershire.

YORKSHIRE

Castelo de Howard
O Castelo de Clyvedon é a casa de campo fictícia do duque e da duquesa de Hastings, onde eles passam a lua de mel. A fachada pertence ao castelo de Howard, um palácio histórico localizado no norte de Yorkshire, que foi construído no século XVI e levou mais de cem anos para ficar pronto. O palácio pertence à família Howard há três séculos e oito gerações, mas agora talvez seja mais conhecido como o plano de fundo das façanhas da família Hastings.

SURREY

Painshill Park
O Painshill Park, no condado de Surrey, onde ocorrem os passeios, piqueniques e encontros dos personagens da série, é um jardim histórico projetado entre 1738 e 1773. O parque tem 64 hectares e edificações, como o Hamilton's Tea Room, a Gruta de Cristal, o Templo Gótico e a Abadia em Ruínas, além de estátuas e pontes, em torno do lago Serpentine. Está aberto aos turistas de abril a dezembro, das 10h às 18h. É todo inspirado pela arte renascentista e criou o chamado "estilo natural", que se espalhou e popularizou por toda Europa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!