Você é do time que gosta (ou vive) muito de viajar? Está sempre em busca de algo novo para conhecer em algum canto do planeta? Não abre mão de uma experiência inesquecível por um bem de consumo? Está sempre antenado com as tendências do mercado de turismo?

Se você se encaixa nesse perfil de viajante, confira a lista que preparamos na última edição de 2019 do Turismo.

Consultamos especialistas em viagens, entre eles nosso colunista de Viagens Incríveis, Rafael Romeiro, o diretor de vendas da operadora Queensberry, Marco Lourenço, e o diretor da ILTM Latin America para o Brasil, Simon Mayle, vasculhamos listas de publicações e associações de turismo de renome, como “Lonely Planet” e Virtuoso, e ficamos de olho na seleção de operadoras, como Abreu Viagens e Tereza Perez Tours.

O resultado é uma diversidade de destinos espalhados por quatro continentes – a maioria deles alternativos. Incluímos na seleção final dois destinos de cada continente para oferecer diferentes opções de escolhas para você planejar sua próxima viagem.

Nesse ranking, destinos que figuraram com frequência em anos anteriores, como Portugal (Europa), Peru (América do Sul) e Tailândia (Ásia), foram substituídos por outros em franca ascensão, como Japão e Filipinas (Ásia) e Uruguai (Américado Sul).

Na elaboração da lista, levamos em conta principalmente destinos que ofereçam experiências novas e reveladoras. Portanto, descubra seu destino para 2020 e comece desde já a organizar sua viagem.

China/Japão

Jogos Olímpicos de 2020 estão ajudando a despertar o interesse do turista pelo Japão. O governo japonês estima receber 4,5 milhões de turistas. O país asiático tem registrado um crescimento gradativo desde 2018. Entre os destaques estão Tóquio, Kyoto e Tohoku. Já a China promete ser a bola da vez nos próximos anos. Pesquisas de turismo estimam que a China será o lugar mais visitado do mundo até 2030. Entre os destaques estão Pequim, Xangai e a província de Guizhou.

Filipinas (Ásia)

Depois do sucesso da Tailândia nos últimos anos, as Filipinas são a bola da vez. O país do Sudeste Asiático está bombando de turistas, e agora é a hora de visitar suas ilhas paradisíacas. As Filipinas têm as três ilhas mais belas do mundo: Palawan, Coron e Cebu. Mas não é só isso: praias de águas turquesas que povoam o imaginário dos viajantes, as lagoas de El Nido, as belíssimas quedas-d’água de Kawasan Falls, as incríveis Montanhas de Chocolate, os maravilhosos templos e uma capital que conjuga antigo e moderno. E o melhor: é um destino extremamente barato pra viajar. Dá pra planejar uma trip econômica gastando cerca de US$ 75 por dia com hotel, comida, passeios e compras.

Botsuanga

Se nos últimos anos, os destinos africanos mais citados foram África do Sul e Marrocos, Botsuana é a principal aposta em 2020. Entre os destaques estão a abertura de novos lodges, como o Xgera Safari, e locais maravilhosos como o delta do Okavango, o Parque Nacional de Chobe e o deserto de Kalahari. O país é um local perfeito para se conectar com a natureza em todo o seu esplendor. Ao gerenciar sua riqueza natural com equilíbrio, Botsuana se transformou em uma das economias mais bem-sucedidas do mundo.

México (América Central)

O México já é o sexto país mais visitado do mundo, com cerca de 44 milhões de turistas ao ano. Os motivos desse crescimento veloz na última década são, principalmente, o aumento da malha aérea, a promoção do país ao redor do mundo pelos órgãos oficiais de turismo e o lançamento de novos destinos, como Los Cabos, Riviera Nayarit e Puerto Vallarta. A National Geographic incluiu o México entre os 24 melhores países para se conhecer em 2020, e está recomendando que os visitantes que estiverem na Cidade do México sigam duas horas a leste até a vibrante Puebla, com sua arquitetura colonial de cores alegres e igrejas.

Siri Lanka (África)

Em 2018, o Sri Lanka atraiu um recorde de 2,2 milhões de visitantes, lucrando o equivalente a R$ 18 bilhões. Para atrair mais turistas, o governo ainda concedeu a isenção de taxas de visto para visitantes de mais de 40 países, entre eles o Brasil. Também houve uma redução no custo das passagens aéreas, tornando-o mais barato e acessível aos viajantes. O antigo Ceilão tem ainda semelhanças com nosso país: é um destino tropical, localizado no oceano Índico – a cultura é marcante, esbanja espiritualidade e tem sítios arqueológicos e paisagens exuberantes. A indústria do turismo do Sri Lanka também está se recuperando rapidamente após os ataques da Páscoa deste ano. 

Egito (África)

Tanto a National Geographic como a Virtuoso, rede global de experiências de luxo, recomendam o Egito como destino: 2020 também será o ano em que o novo e esperado Grande Museu Egípcio abrirá as portas, agora em Gizé. Esse será o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização e uma boa desculpa para você a passear pelas ruas do Cairo. O Egito é traduzido para os ocidentais por seus principais cartões-postais, as pirâmides, o rio Nilo e os museus milenares. Mas há mais a se descobrir nesse país de mesquitas, madraçais e mausoléus. O conselho é emendar a viagem com Alexandria, Luxor, Assuã e Abu Simbel, para admirar o legado arquitetônico do rei egípcio Ramses II.

Marrocos (África)

Marrocos tem tudo o que se espera de um destino alternativo: belas paisagens, legado histórico-cultural, culinária exótica, belíssima arquitetura e muita hospitalidade. O país africano está na lista da operadora da Abreu Viagens e do guia “Lonely Planet” como um dos melhores destinos para se conhecer em 2020. No próximo ano, Marrakech será nomeada a primeira capital da cultura africana. Além disso, o país também melhorou muito sua infraestrutura rodoviária e inaugurou até um trem de alta velocidade entre as cidades de Casablanca e Tanger. Um dos programas mais interessantes para quem viaja a Marrocos é a oportunidade de poder dormir uma (ou duas) noites no deserto do Saara.

Noruega (Europa)

Portugal continua em alta como destino turístico. Na Europa, além dos irmãos lusitanos, a Noruega tem revelado as faces de seu turismo: é um destino ótimo o ano todo, em qualquer estação. Também é um lugar perfeito para quem quer se desconectar da realidade e conectar-se com a natureza bruta, ininterrupta. Além de ter práticas sustentáveis, a Noruega está colaborando para diminuir cada vez mais o chamado “overtourism” nas cidades e nos vilarejos. Tudo isso tem atraído os viajantes para o destino escandinavo.

Uruguai (América do Sul)

O Uruguai se consolidou como um dos melhores custos-benefícios para o viajante na América do Sul, ao lado da Argentina. O câmbio tem favorecido principalmente os brasileiros. Você paga por uma viagem ao país sul-americano a mesma quantia que desembolsaria por uma viagem no Nordeste. É também o ponto de paz na turbulência da América Latina. Entre os destaques no país sul-americano estão a capital Montevidéu, a rota vinhedos, as praias de Punta del Este e a histórica Colônia de Sacramento. Outra vantagem são as compras isentas de IVA ou taxfree – turistas prestes a deixar o país podem validar formulários de isenção de impostos, obtendo seu reembolso do IVA por meio de terminais.