Berlim/Viena

Dueto com contrastes e similaridades

Evento em BH apresenta novidades deste ano nas duas capitais europeias, que atualmente recebem, juntas, cerca de 127 mil brasileiros

Por Paulo Campos
Publicado em 24 de março de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

O que as cidades de Berlim, na Alemanha, e Viena, na Áustria, têm em comum? Muitas coisas! Estão no coração da Europa, compartilham a mesma língua, têm extensas áreas verdes, recebem muitos jovens e são referências gastronômicas e mercados turísticos dinâmicos, que se renovam sempre.

Por essas semelhanças, os órgãos de promoção dos dois destinos – Visit Berlin e Turismo de Viena – se uniram, há oito anos, para se promoverem conjuntamente no Brasil.

Depois de celebrarem a parceria em São Paulo e no Rio de Janeiro, eles reuniram a imprensa especializada em um jantar no último dia 19, no restaurante Alma Chef, no bairro de Lourdes, para apresentar as novidades dos destinos e divulgar os números positivos da parceria.

Berlim

O Brasil é atualmente o mercado mais importante da América Latina para as duas capitais europeias. Em 2017, houve um crescimento 10% no volume de turistas brasileiros em relação a 2016.

No ano passado, Berlim recebeu 71.122 brasileiros, um aumento de 13,5%. O número de pernoites também cresceu 10,2%, chegando 232.085.

“Berlim é hoje o terceiro destino mais visitado da Europa, perdendo apenas para Londres e Paris”, enfatiza Christian Tänzler, do VisitBerlin. O turismo é um dos setores mais importantes para a economia da cidade, gerando uma receita anual de € 11,5 bilhões.

Viena

Já a capital austríaca registrou 56 mil brasileiros no ano passado, 8,6% a mais do que em 2016. O número de pernoites atingiu a marca de 139 mil pernoites.

Esses valores são considerados expressivos por Florian Wiesinger, do Turismo de Viena. “A cidade está recuperando sua importância na Europa”, afirma. Para os próximos anos, enfatiza ele, a expectativa é manter o atual percentual de visitantes brasileiros.


Opções 365 dias ao ano para todos os públicos

Baseada no tema Berlim 365/24, Christian Tänzler, do Visit Berlin, enfatizou que a capital alemã tem uma vida cultural intensa. O site www.365-24.berlin mostra que Berlim é versátil, e, em qualquer época do ano, o turista poderá encontrar eventos, shows e exposições, 24 horas, nos 365 dias do ano.

“A história de Berlim não está apenas ligada ao muro. Queremos mostrar o lado moderno, diferente. Hoje, chefs de toda a Europa vêm à cidade conhecer as novas tendências da gastronomia. Berlim é a cidade da liberdade”, salienta.

Entre as novidades do destino para 2018 estão a sala de concerto Pierre Boulez Convert Hall,; a reabertura da ópera Staatsoper; a abertura do James Simon Galerie, nova entrada que ligará os cinco museus da Ilha dos Museus; os 100 anos do ambientalista Alexander von Humboldt; o novo Berlim Welcome Card; e a nova marca de promoção no no mercado brasileiro, Agora, para Sempre.



[entrevista olho] Ao celebrar oito anos de parceria, Berlim e Viena mostram que é possível ter uma experiência diferente na Europa, entre o tradicional e o moderno, o antigo e a vanguarda [/entrevista olho]


Em Viena, os cem anos de quatro artistas importantes

Neste ano, Viena celebra o modernismo. Quatro de seus mais importantes artistas morreram há, exatamente, cem anos – os pintores Gustav Klimt e Egon Schiele, o arquiteto Otto Wagner e o designer Koloman Moser, artistas que têm exercido forte influência sobre a cena vienense desde o início do século XX.

“Esse é o ponto de partida para revelar uma cidade criativa. Teremos mais de 30 exposições que mostrarão o impacto desses artistas dos anos 1900 na história de Viena”, enfatiza Florian Wiesinger, do Turismo de Viena.

Entre as novidades da capital austríaca estão a nova identidade visual; o novo conceito do Vienna City Card, que agora passa a oferecer descontos; a Copa Mundial de Vôlei de Praia, que acontece entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, na ilha Donauinsel; a abertura de novos restaurantes e hotéis; a reestruturação do Museu Sigmund Freud; e uma área dedicada a Sissi, a imperatriz que completaria 180 anos, no famoso museu de cera Madame Tussauds.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!