Turismo cultural

Encontros Literários:Serro reúne escritores, poetas e músicos a partir do dia 11

Evento acontece de 11 a 21 de janeiro e terá a participação de compositores do Clube da Esquina e de autores premiados como Fabrício Carpinejar


Publicado em 03 de janeiro de 2024 | 12:03
 
 
 
normal

A partir do próximo dia 11, escritores como Fabrício Carpinejar, Teresa Cárdenas, Danilo Arnaldo e Jarid Arraes e compositores como Márcio Borges, Murilo Antunes e Juarez Moreira estarão reunidos em torno de rodas de conversas no festival Encontros Literários, promovido pelo Ministério da Cultura e Pomar Cultural. Criado com a proposta de ser itinerante e privilegiar a cada ano uma cidade histórica de Minas, a primeira edição terá o charme do casario colonial do Serro, no Nordeste de Minas, também conhecida como “Terra do Queijo”

De acordo com Débora Coghi, diretora do festival, o festival Encontros Literários nasce com o conceito de reunir escritores locais e de renome para mexer com a cadeia produtiva local, promovendo rodas de conversas com o público e entre os próprios convidados. A curadoria é do jornalista e escritor Mauro Ventura, filho do escritor Zuenir Ventura e autor dos livros “O Espetáculo Mais Triste da Terra – O Incêndio do Gran Circo Norte-Americano”, vencedor do prêmio Jabuti, e da coletânea de crônicas “Por Ventura”, além de ser coautor de “Diário de uma Angústia – A Força da Escrita na Superação da Doença”.

Programação

Durante dois finais de semana de janeiro – de 11 a 14 e de 18 a 21 -, a programação prevê, além das rodas de conversa, oficinas literárias, shows diários de encerramento do evento com nomes como Adriano Campagnani, responsável pelo CD "Instrumental das Esquinas", Carlos Otto, autor do álbum "Do Interior", e Juarez Moreira, criador do aclamado álbum "Cine Pathé". A presença de músicos como Márcio Borges e Murilo Antunes mostra o desejo dos organizadores em homenagear os 50 anos do Clube da Esquina, comemorados em 2023 com o show “50 Anos da Música de Minas”, com o trio Lô Borges, Beto Guedes e Flávio Venturini, e o lançamento do documentário “Nada Será como Antes”, da diretora Ana Rieper.

Débora destaca que palestras serão dedicadas aos letristas e poetas do Clube da Esquina, hoje patrimônio cultural imaterial de Minas. Essa homenagem mostra a proposta do festival de enaltecer a cultura mineira. A primeira edição também está inserida na programação do aniversário de 310 anos do Serro, a ser comemorado no dia 29 de janeiro. Um dos destaques da programação é a inauguração no dia 25 da exposição de Erika Gariglio, primeira artista plástica mineira a expor suas obras no Carrousel du Louvre, anexo ao famoso Museu do Louvre, em Paris. Ela ainda lançará um livro de poesias na Casa de Dona Lucinha.

Outro destaque é a apresentação do espetáculo literário-musical “Nada Será Como Antes”, que conta a história do Clube da Esquina, com participação da cantora Débora Maré e do escritor Murilo Antunes. Para os amantes da literatura, haverá ainda uma feira de livros em parceria com a livraria Espaço B, de Diamantina, e noites de autógrafos com os convidados. Débora faz questão de salientar a importância no festival de temas como diversidade, com a presença de escritores inclusive negros, como Jarid Arraes, Eliane Alves Cruz e a cubana Tereza Cárdenas, e tecnologia, com uma seleção de autores digitais como Igor Pires e.Zack Magiezi. Todo o conteúdo é gratuito e será transmitido pelo perfil Festival Encontros Literários, no YouTube. Para a edição presencial, a expectativa de público é de cerca 10 mil pessoas.

Itinerância

O festival  Encontros Literários também nasce com a proposta itinerante. “Queremos circular pelas cidades históricas e projetamos fazer uma programação anual no Serro, cidade que nos acolheu. Queremos trabalhar esses lugares que carregam história e que têm patrimônios históricos e imateriais importantes”, frisa Débora.

Turismo

Localizada a 320 km da capital mineira, a cidade do Serro é conhecida pelo queijo, pelas belas paisagens e pelo valor histórico de seu patrimônio colonial. O destino turístico é cercado por cachoeiras, como do Moinho, do Lajeado, do Carijó e do Tempo Perdido, e pelos cenários do Parque Estadual do Pico do Itambé. Entre os atrativos estão visita a chácaras, como a do Barão de São Bento, e a fazendas produtoras do queijo do Serro, patrimônio imaterial de Minas. O patrimônio histórico é rico, datado do século XVIII, e é belissimamente sintetizado por seu mais famoso cartão-postal, a igreja de Santa Rita e a escadaria ladeada de casarões coloridos. Ai perto estão ainda os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.

Serviço

O que: Encontros Literários
Onde: Serro (MG)
Quando: 11 a 21 de janeiro
Entrada: gratuita
Informações sobre programação: Instagram / @festivalencontrosliterarios

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!