O Natal é a maior festa do Sul do país. Nesta época do ano, a Serra Gaúcha se enfeita com luzes e cores e apresenta surperproduções dignas de um show da Disney ou Broadway. O palco é Gramado, a cidade mais turística da região, mas nos últimos anos Canela segue na esteira da vizinha famosa.
Desde julho, Gramado alardeia a realização da 36ª edição de seu Natal Luz, depois que teve os protocolos sanitários aprovados pelo governo do Estado. A programação do 34º Sonho de Natal, em Canela foi lançada na semana passada.
A distância entre o centro de Gramado e o de Canela é de 12 km, e, apesar da proximidade, as duas cidades são diferentes. As festas natalinas também são distintas no formato: o Natal Luz é grandioso e tem espetáculos pagos; as atrações do Sonho de Natal são gratuitas.
Na edição deste ano, Gramado aposta em espetáculos pagos para não provocar aglomerações: “Natalis: A Criação” e “Nativitaten”, no lago Joaquina Rita Bier, e “Grande Desfile”, “O Primeiro Milagre do Menino Jesus” e “O Reino de Natal”, no centro de exposições Expogramado.
Eventos tradicionais foram alterados ou suprimidos: o acendimento das luzes não se concentra mais em frente ao Palácio dos Festivais; os espetáculos da rua Coberta viraram projeções mapeadas em cinco pontos da cidade; e a Parada de Natal foi cancelada.
“É o nosso segundo Natal na pandemia, só que com uma diferença: temos o histórico do ano passado”, explica Diego Scariot, diretor de eventos da Gramadotur, autarquia responsável pelo turismo na cidade. A expectativa de receber cerca de 2,5 milhões turistas não assusta. “Menos de 10% dos visitantes compram ingressos”, acrescenta.
O evento – que começa em 28 de outubro de 2021 e vai até 30 de janeiro de 2022 – dura 94 dias e dilui esse público. O avanço da vacinação é um fator que anima os organizadores: 80,3% dos cerca de 35 mil habitantes da cidade já foram vacinados com a primeira dose, e 40%, com a segunda.
Os ingressos para os espetáculos começaram a ser vendidos na sexta-feira – os preços variam entre R$ 100 e R$ 320. O reajuste médio dos ingressos foi de 10%. Também o tíquete médio de gasto do turista aumentou cerca de 30%, segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sintur).
A eficiência dos protocolos sanitários, segundo Scariot, já foi testada em dois eventos recentes: os festivais de Cinema e de Cultura e Gastronomia, em agosto. A Gramadotur afirma que haverá uma fiscalização rigorosa da administração municipal. Os espetáculos terão capacidade de 30% de público, e os ingressos já estão sendo vendidos para quatro pessoas juntas num mesmo espaço. É o chamado “distanciamento familiar”.
Canela
Em Canela, o Natal será movido a sonhos. A festa começa uma semana antes que em Gramado, em 22 de outubro de 2021, e vai até 9 de janeiro de 2022. Serão 80 dias de evento e 370 espetáculos, “numa programação totalmente lúdica e voltada à cultura, ao teatro e à gastronomia”, afirma secretário municipal de Turismo, Ângelo Sanches.
O tema será o mesmo do ano passado: “A Fábrica de Sonhos”. Os eventos gratuitos acontecerão na Catedral de Pedra e pelas ruas e avenidas da cidade. A novidade deste ano é a reinauguração do Teatro Municipal, que abrigará vários espetáculos.
A prevenção à pandemia está entre os focos do evento. Além de uso de máscara e do distanciamento, as apresentações no teatro – entre eles os musicais “O Som do Vento” e “Christmas in Concert”, as peças “Sonho Infantil” e “O Guardador de Rebanhos” – terão 30% de ocupação. Para eventos ao ar livre, a proposta são espetáculos de curta duração.
Palavras-chave e gatilhos mentais serão inseridos nas narrativas dos espetáculos para conscientizar os espectadores da necessidade de respeitar os protocolos. Marcações no chão devem ser feitas nas atrações. Pelas ruas, agentes da Vigilância Sanitária devem orientar os turistas.
Papai Noel descerá de rapel no principal cartão-postal da cidade, a Catedral de Pedra. E o gesto deve se repetir em cenários de outros Estados para divulgar a festa. Em uma cidade que se destaca pela natureza, não faltarão cenários instagramáveis, áreas dedicadas às crianças, espaços para quem viaja com pets e locais para fazer piqueniques.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, uma campanha de doação de alimentos quer provar que solidariedade é ainda a palavra-chave que move o Natal de muita gente.
Serviço
36º Natal Luz de Gramado: Confira a programação aqui.
34º Sonho de Natal de Canela: Confira a programação aqui.